Cidades

Sem receber da Prefeitura, empresa demite e serviços de informática ficam ameaçados

Funcionários de uma empresa que presta serviços de informática à Prefeitura prometem realizar manifestação no Paço Municipal nesta quinta-feira, cobrando uma solução sobre o atraso no repasse de pagamentos

O GuarulhosWeb apurou que cerca de 120 agentes de inclusão digital e técnicos de informática da Prefeitura estão trabalhando sob aviso prévio, já que a empresa para a qual prestam serviços não recebe os pagamentos devidos pelo município há mais de um ano. A partir do próximo dia 16, quando o contrato com esses funcionários termina, o programa Tecnologia Cidadã, que engloba também os Telecidadanias (antigos Telecentros) , devem parar de funcionar.

O motivo é a falta de pagamento por parte da prefeitura de Guarulhos à Linkcom, empresa terceirizada responsável pelos agentes de inclusão digital que atuam nos telecentros. Segundo a empresa, a prefeitura não faz repasses há 14 meses, alegando falta de caixa.

"A gente vem bancando o programa todo esse tempo", diz Eric Geraldo, gerente de contratos da empresa ao site A Rede. Sem dinheiro, a solução encontrada foi demitir todos os técnicos em informática que atuam como agentes de inclusão digital no projeto, mais de 50 pessoas.

Segundo Luiz Jacometi, gestor do departamento de informática e telecomunicações, pasta responsável pelo Telecidadania, a prefeitura luta para evitar uma interrupção no programa: "Vamos nos esforçar para que isso não aconteça. A questão maior é o não pagamento da empresa, que não recebe há 14 meses. A gestão pública tem de achar uma alternativa para manter o programa, que tem consequências positivas para a população".

O programa Telecidadania abriga 25 telecentros, onde são ministrados cursos de inclusão digital. Somente este ano, capacitou mais de mil pessoas para o uso de computador.


O GuarulhosWeb enviou questionamentos à respeito deste assunto à Secretaria de Comunicação. Confira a resposta enviada nesta quarta-feira, às 19h25:

"Em atenção ao questionamento, a Prefeitura de Guarulhos informa que o Programa Telecidadania não acabou e está sendo reformulado para ter interlocução maior com as diversas secretarias municipais e o Governo Federal. O contrato da administração municipal com a empresa se encerra este ês e será objeto de nova licitação, por força da lei. Esclarece ainda que a relação de trabalho desses funcionários é com a empresa e não com a Prefeitura." 

Posso ajudar?