Depois de cair em descrédito junto à categoria, principalmente nos últimos dois anos, o Stap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública) protagonizou mais um vexame na última sexta-feira, dia da “greve geral” contra as reformas trabalhista e da Previdência. Lideranças da entidade anunciaram que teriam 80% de adesão dos servidores na paralisação. No entanto, reuniram não mais que duas centenas de pessoas na praça Getúlio Vargas para um ato, que acabou seguindo – junto com outros sindicatos – pelas ruas da cidade. Enquanto isso, serviços prestados pela Prefeitura, Saae e Proguaru não foram afetados.
Histórico
A falta de credibilidade do Stap junto aos servidores não ocorre à toa. A entidade foi acusada por se colocar contra a categoria e não saber levar em consideração os interesses dos trabalhadores em diferentes embates junto à administração, como na luta contra o RJU (Regime Jurídico Único), demandas dos professores municipais e nas negociações salariais dos últimos anos. Nos diferentes casos, comissões específicas do funcionalismo tomaram à frente dos movimentos e, com o sindicato a reboque, obtiveram algumas conquistas.
Cadê os ex-prefeitos?
Quando a CEI do lixo foi instalada na Câmara Municipal, o vereador Lamé (PMDB), um dos autores do requerimento, garantiu que os ex-prefeito Jovino Cândido (PV ainda?), Elói Pietá (ainda PT) e Sebastião Almeida (ex-PT) seriam os primeiros convocados para falar sobre as relações entre a administração e a Quitaúna, empresa responsável pela coleta e destinação do lixo urbano. No entanto, passados dois meses nenhuma menção mais sobre tais convocações e quase nada esclarecido. Diferente disso, a Comissão, por enquanto, a cada dia que se reúne, só faz aumentar o número de dúvidas em relação ao tema.
Faixas exclusivas
Assim como já ocorreu na avenida Emílio Ribas, a faixa exclusiva para ônibus da avenida Brigadeiro Faria Lima, tão criticada por motoristas e comerciantes quando foi implantada pela administração passada, deixa de ser permanente. A Secretaria de Transportes e Trânsito, atendendo à reivindicação de quem usa a via, avisa que os ônibus só terão prioridade nos horários de maior movimento. No restante do dia, a faixa passa a ser livre para todos.
Do bem
Criada pelos guarulhenses Thiago Salles e os irmãos Erick e Tácio Watanabe, a Hamburgada do Bem, projeto social que surgiu na cidade há dois anos, avança a passos largos. A exibição no programa Estrelas, da apresentadora Angélica, no sábado passado, ampliou ainda mais a dimensão do evento, que surgiu como uma forma de levar um dia de alegria a crianças carentes que nunca tinham comido um hambúrguer na vida. Outras cidades estão franqueando a ideia e espalhando alegria Brasil afora. O objetivo agora é realizar um evento por mês no município.