Cidades

Sem segurança, UPA São João deixa de atender; PAs só recebem emergências

Funcionários da UPA São João que prestam serviços para a Fundação ABC, responsável pela unidade de saúde, decidiram fechar o local devido à falta de seguranças. Segundo o GuarulhosWeb apurou, a empresa terceirizada não pagou seus funcionários, alegando falta de respasses por parte da Prefeitura. No entanto, a administração municipal já realizou pagamentos à Fundação ABC referentes aos serviços prestados nesta gestão. Os valores ainda pendentes se referem à administração anterior, do então prefeito Sebastião Almeida (ex-PT), que deixou de honrar uma série de compromissos com fornecedores. 

Desta forma, a população que precisa de atendimento médico em toda a região do Sâo João está encontrando as portas da UPA fechada desde o início da tarde desta sexta-feira. Um cartaz afixado na porta sugere que as pessoas procurem outra unidade ou o Hospital Municipal de Urgencias na região do Bom Clima. 

Os Pronto Atendimentos Maria Dirce e Paraíso, também de responsabilidade da Fundação ABC, estão atendendo apenas casos de emergência. O protesto é contra a falta de pagamento que deveria ter sido realizado no dia 5 de fevereiro.

O GuarulhosWeb conversou com uma enfermeira, que não quis se identificar. Ela conta que, além da falta de pagamento, os funcionários estariam trabalhando sem condições de higiene e com falta de materiais básicos para evitar infecções.

“Os funcionários poderiam ter ficado em casa já que estão sem receber, mas estamos aqui atendendo os pacientes de emergência, até quando não sei”,  explicou.

O GuarulhosWeb encaminhou um questionamento para a Prefeitura e para a Fundação ABC e aguarda um posicionamento dos responsáveis. 

 

Posso ajudar?