Esportes

Sem Sheilla e Fabiana, Zé Roberto convoca seleção e inova com Sassá como líbero

O técnico José Roberto Guimarães anunciou nesta segunda-feira a convocação da seleção feminina de vôlei que dará início aos treinos para a temporada 2015, que terá pela frente os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Grand Prix, mas já pensando também nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Atletas de peso, como Sheilla e Fabiana, ficaram de fora, poupadas. Mas a principal novidade ficou por conta de Sassá, que esteve presente na lista mais uma vez, mas agora como líbero.

“Nós sempre dissemos que a seleção está aberta a todas as jogadoras. Atletas experientes são muito importantes. A Sassá foi convocada porque tem condições, e conhecendo a jogadora como conhecemos, ela tem personalidade e se sente feliz na seleção, o que é muito importante na hora de definirmos. Antes da convocação, perguntei se ela gostaria de nos ajudar nesta posição, e ela respondeu que essa oportunidade é muito importante e que vai agarrá-la da melhor forma possível”, explicou o treinador.

Sassá está com 32 anos e tem uma carreira de destaque como ponteira. Inclusive, foi assim que ajudou o Brasil na conquista do ouro olímpico de 2008, em Pequim. Ela é agora alternativa para uma posição carente de opções, uma vez que Fabi já se aposentou da seleção e Camila Brait aparece como único nome garantido para a função.

A convocação de Zé Roberto mostrou que o técnico também já mira competições mais distantes e, para isso, pretende testar algumas jovens jogadoras nos treinos. Os principais exemplos são as levantadoras Juma (22 anos), a oposto Paula (21), as ponteiras Gabi e Rosamaria (ambas com 21) e a central Fran (22).

Outra novidade foi a presença da ponteira Mari Paraíba, que chegou a ficar uma temporada afastada do vôlei, mas voltou a se destacar com a camisa do Minas. “A Mari é uma jogadora interessante com característica de ponteira passadora, que, hoje, não é muito simples de se arrumar no mundo. É uma carência mundial e ela nos dá essa opção, que é importante. Apesar dos 28 anos, é uma jogadora que, fisicamente, tem condição de nos ajudar no futuro”, elogiou o treinador.

A preparação da seleção brasileira terá início com treinos em Saquarema, no Rio. Entre 10 e 18 de junho, a equipe fará amistosos com o Japão, em casa. Em julho, de 3 a 26 julho, disputará o Grand Prix. Também em julho, mas de 16 a 26, o Brasil jogará os Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Confira a convocação da seleção brasileira feminina de vôlei:

Levantadoras: Ana Tiemi, Dani Lins, Fabíola, Juma, Macris e Roberta.
Opostos: Paula, Ivna, Jéssica, Joycinha e Monique.
Centrais: Adenízia, Carol, Angélica, Bárbara, Fran, Juciely, Letícia Hage, Mayara, Mara e Thaísa.
Ponteiras: Ellen, Fê Garay, Gabi, Jacqueline, Mari Paraíba, Michelle, Natália, Rosamaria e Suelle.
Líberos: Camila Brait, Sassá e Léia.

Posso ajudar?