Sem verbas para enviar um representante para Brasília, nesta sexta-feira, em evento que apresentou a Tocha Olímpica, que percorrerá 300 cidades brasileiras antes das Olimpíadas do Rio, em 2016, Guarulhos deve ter perdido a oportunidade de ser um dos municípios contemplados. Em 2007, a segunda maior cidade do Estado recebeu a Tocha dos Jogos Pan Americanos, também no Rio, quando realizou um dos melhores eventos do país.
O Comitê Organizador Rio 2016 lançou a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a rota de revezamento por onde o Fogo Olímpico passará até chegar à cidade, no dia 5 de agosto do ano que vem, data da abertura dos jogos. A Tocha Olímpica, desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil.
O Fogo Olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros, e seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades – 83 delas apresentadas hoje –, mas o comboio poderá ser visto passando por mais 200 municípios.
O município de Guarulhos era um dos convidados para o evento. Porém, a Secretaria Municipal de Esportes não teve verbas para enviar um representante para Brasília. A ausência deve custar caro para a cidade, que já não consta dos 83 municípios escolhidos inicialmente e apresentados nesta sexta-feira e praticamente não tem argumentos para solicitar sua inclusão entre as 300.
O Guarulhosweb consultou o Ministério dos Esportes que ficou de dar uma resposta oficial na segunda-feira.