Cidades

Sema e PM plantam mudas da Mata Atlântica no Flor da Montanha

A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com Colégio da Polícia Militar, plantou 40 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no último sábado (24), no Jardim Flor da Montanha. A ação foi realizada em comemoração aos 40 anos dos projetos ambientais da instituição de ensino e integra o Programa Ilhas Verdes (PIV), que visa atenuar o calor nas áreas mais quentes do município.
 
Cerca de 100 voluntários, envolvendo alunos, pais, professores e coordenadores, participaram da iniciativa. Antes do plantio, técnicos da Sema promoveram uma palestra sobre a importância da arborização urbana para a melhora da qualidade de vida da população.
 
O local escolhido para receber mudas de paineiras, ipês, jabuticabas, araçás e sibipirunas foi o canteiro central da avenida Bartholomeu de Carlos, às margens do córrego dos Cubas. O Saae também participou da ação, fornecendo caminhão pipa para a rega das mudas.
 
Programa Ilhas Verdes
O Programa Ilhas Verdes tem por finalidade minimizar a gravidade dos problemas ambientais advindos do aquecimento global, atentando especialmente para as consequências dos gases que provocam o efeito estufa. Esses problemas vêm se acelerando devido às interferências do ser humano, causando mudanças climáticas significativas.
 
A amenização microclimática é um serviço ambiental de grande importância para o bem-estar da sociedade, com reflexos relevantes para a humanização da cidade e de seus habitantes.
 
Guarulhos é parte integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecidas pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – como áreas de relevância planetária para o fomento de práticas inovadoras com vistas ao desenvolvimento sustentável. Assim, é papel das cidades que as compõem promoverem a adoção de políticas para a sustentabilidade dessas áreas verdes.
 

Posso ajudar?