Opinião

Semáforos nos locais certos

Que pese uma série de problemas tão comuns no trânsito de Guarulhos, que acabam tendo uma dimensão até maior, principalmente pelo fato de a área de comunicação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito ser bastante falha, ao esconder os responsáveis da imprensa e não informar possíveis ações positivas, o HOJE destaca aqui alguns progressos. No Centro, nesta segunda-feira, uma demonstração de que a inteligência desta Pasta sabe ler e acatar soluções propostas neste espaço.


Meses atrás, o HOJE sugeriu – um dos papéis dos meios de comunicação comprometidos com a comunidade – uma solução óbvia para a travessia desordenada de pedestres na avenida Tiradentes, em frente ao ponto de ônibus localizado um pouco antes da Paulo Faccini. Bastava colocar uma faixa de pedestres a alguma distância da esquina entre as duas avenidas, com a instalação de um semáforo para os pedestres, disciplinando a travessia, inclusive aproveitando os tempos do farol do cruzamento.


No final da manhã desta segunda-feira, deu para perceber que o bom senso – em alguns casos – prevalece. Funcionários de uma empresa terceirizada providenciavam a instalação de um semáforo para pedestres naquele local. Com certeza, a medida vem em boa hora. Espera-se que, em paralelo, a Prefeitura instale barreiras ao longo do canteiro central da Tiradentes, como forma de dirigir os pedestres para o local e atravessar sem maiores risco. Nunca é demais lembrar que em meados deste ano uma jovem perdeu a vida, atropelada ali, no mesmo ponto onde vários outros acidentes já ocorreram.


Outro ponto perigoso para os pedestres que somente agora recebe a atenção da STT é no pontão da avenida Esperança. Também ali está sendo instalado um farol para pedestres, em um ponto onde a travessia no meio dos carros e ônibus é bastante comum e perigosa.


Lógico que somente essas duas ações são muito pouco ainda para tantos problemas no trânsito. Porém, a adoção dessas medidas, mesmo que paliativas, demonstram que há gente inteligente e com bom senso trabalhando na STT. Que outras medidas voltadas à real melhoria em um setor tão problemático de Guarulhos se tornem regra e não exceção.

Posso ajudar?