“Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável. Faz bem para seu filho, para você e para o planeta”. Esse é o tema da 16ª Semana da Amamentação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, cuja solenidade de abertura acontece na próxima terça-feira (2), às 8 horas, na Cúria Diocesana, localizada na rua Gilberto Dini nº 519, no bairro do Bom Clima.
Os trabalhos da Semana serão abertos pela médica pediatra Telma de Moura Reis, gestora da Rede Cegonha (programa que visa a assegurar o direito reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez e ao parto, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável da criança). Na sequência, haverá uma apresentação teatral “Amamentar? É só começar”, pela Escola de Artes Cênicas e Humanidades da USP, e logo após, terá o momento cultural.
Ainda na solenidade de abertura, a gerente do Banco de Leite Humano de Guarulhos, Rose Meire de Freitas Santos, fará uma abordagem sobre o tema deste ano da Semana da Amamentação, explanação que será seguida da apresentação do trabalho realizado sobre o assunto pelos alunos da Escola Municipal Pixinguinha.
Alimentação saudável
Este ano, a Semana da Amamentação vai ampliar a capacitação dos profissionais de saúde na Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. Eles receberão a formação de tutores dessa ação, que tem por objetivo reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno exclusivo de zero a seis meses de vida, bem como a introdução da alimentação saudável a partir dos seis meses, com continuidade para toda a vida.
As oficinas de capacitação nessa nova Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS serão realizadas na Cúria Diocesana de 9 a 12 de agosto e de 13 a 16 de setembro próximos. O objetivo é fortalecer essas ações nas unidades da rede municipal de Saúde.
Frascos para o Banco de Leite
Durante a Semana da Amamentação, também será realizada uma campanha de arrecadação de frascos para o Banco de Leite. Referência na região do Alto Tietê, o Banco de Leite Humano de Guarulhos desenvolve um trabalho de coleta, pasteurização e distribuição de leite materno para ajudar na recuperação de bebês internados nas UTIs das maternidades públicas.
Os recipientes ideais são os de vidro de 120, 250 e 500 ml, com tampas plásticas rosqueáveis, como os de maionese e de café solúvel. Para doar, basta se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde, igrejas católicas, pastorais da criança e da saúde ou nas unidades da Casa da Mulher, cujos endereços estão disponíveis no site da Prefeitura www.guarulhos.sp.gov.br, no link da Coordenadoria de Políticas para Mulheres.