Termina nesta sexta-feira, 10, a Semana de Logística e Produção da Faculdade Eniac. O evento, que teve início na segunda, 6, reúne profissionais da área de planejamento de negócios e abriu espaço para que os alunos das áreas de Tecnologia em Logística, Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade e Produção Industrial da instituição possam ter contato com a realidade do setor. A série de encontros é organizada com a colaboração dos estudantes, e conta com palestrantes com experiência em diversas áreas do mercado de trabalho e do ensino.
Entre os temas debatidos no encontro, está a estrutura aeroportuária e rodoviária da cidade, a movimentação da produção industrial e o papel do poder público para a economia. Segundo o coordenador do curso de Logística do Eniac, Alexandre Guimarães, a discussão é necessária para o a cidade. "O planejamento e a execução adequada de projetos fazem não só as indústrias, mas a região crescer. E no caso de Guarulhos, há um potencial enorme a ser explorado". Ele entende que a privatização do Aeroporto de Cumbica para a cidade gera vantagens de curto prazo. "Se não houver planejamento para os veículos dos turistas, por exemplo, não adianta nada", explica.
A Semana de Logística teve início com a palestra de Miguel Choueri, ex-superintendente da Infraero e coordenador de Assuntos Aeroportuários, que falou sobre a Movimentação Aeroportuária. Em seguida, o engenheiro Fernando Reimberg, da Embraer, debateu técnicas para enxugar o sistema produtivo. Na terça, João Lucena, da Tecfil e Luciano Nunes Dornelles trataram da pós-venda e do setor de transportes. Até o final da semana, haverá exposições de Clailson Teixeira Silva, da Riachuelo e de Ricardo Montú, da Estácio de Sá, sobre aspectos práticos e legais do transporte de materiais; e do engenheiro Clodoaldo Lazareti, do Senai sobre custos de qualidade. Mais informações no site: www.eniac.com.br