Cidades

Semana do Trabalhador termina com mais 7 mil atendimentos

Mais de 7 mil pessoas atendidas em quatro dias e cerca de 1,35 mil encaminhadas. Esse foi o saldo final da 1ª Semana do Trabalhador, encerrada nesta quinta-feira (5). Promovido pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria do Trabalho, o evento foi realizado no Centro Municipal de Educação Adamastor/Centro e contou com a participação de cerca de 30 empresas e 18 entidades de ensino.
 
 
Segundo a secretária do Trabalho Patrícia Ianda, os atendimentos não se restringiram apenas a entrega de currículo ou preenchimento de um cadastro para a disputa das mais de 500 vagas de emprego disponibilizadas. Além disso, os candidatos assistiram a palestras, workshops e participaram de debates que destacaram, principalmente, a necessidade quase imperiosa da especialização.
 
 
“No ano passado, a Secretaria do Trabalho promoveu o Feirão do Emprego, quando mais de 22 mil currículos foram entregues por pessoas interessadas nas cerca de 8 mil ofertas de trabalho oferecidas. Menos de 20% deste contingente foi aproveitada”, garante Patrícia.
 
 
Para ela, no mundo moderno, onde uma máquina consegue substituir o trabalho que antes era executado por 30 pessoas, o trabalhador precisa de um aperfeiçoamento e uma qualificação contínua. Caso contrário, dificilmente irá conseguir recuperar ou mesmo conseguir o seu primeiro emprego. “A qualificação profissional deve ser o principal objetivo de quem quiser ter uma ocupação que lhe ofereça um pouco de dignidade, porque as empresas estão atrás de pessoas bem preparadas para executar tarefas cada vez mais complexas”, afirmou a secretária.

Posso ajudar?