Neste mês de abril, a EPG João Balbino (Jardim Munhoz) desenvolveu com os alunos da Educação Infantil a Semana Literária, uma programação intensa com diversas atividades educativas e lúdicas de incentivo à leitura. A atividade integra o “Festival Literário – Literalmente Isso 2018”, uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A iniciativa enfatizou algumas das ações desenvolvidas no cotidiano dos alunos e educandos, reforçando os vínculos das famílias com a escola. A proposta do evento teve como objetivo celebrar a leitura, o letramento e as linguagens.
Carolina Canedo Vicari, coordenadora pedagógica da escola, destacou a importância de desenvolver e compartilhar o trabalho realizado pelos professores com as famílias. “Nosso foco é ampliar o letramento das crianças e estimular a linguagem e expressão oral, através de parlendas (versinhos com temática infantil), poesias e trava-línguas”, explica.
De acordo com Carolina, os pais têm grande influência no aprendizado das crianças e podem ser grandes parceiros da escola para incentivar momentos de leitura, estímulo à linguagem, oferecendo oportunidades para que seus filhos possam criar e se expressar verbalmente e graficamente.
Dentre as atividades que envolveram os alunos durante Semana Literária está o Baú das Histórias, com vários objetos dentro, que servia para que cada pai pegasse um acessório e usasse sua imaginação para dar continuidade a história. Além disso, foram pendurados livros em um cabide para que os adultos pudessem ler para seus filhos, no Cantinho da Linguagem.
Teatro de fantoches, varal de parlendas e roda de história debaixo das árvores. As atividades aconteceram em espaços personalizados com muito carinho pela equipe escolar, organizados para contação de histórias, como a adaptação de "João e Maria" e a construção de uma casinha de frutas, e a roda “Adivinha quanto eu te amo”.
A programação contou ainda com a confecção do boneco articulado, rodas de músicas e a participação especial das famílias no fechamento da Semana, o que proporcionou momentos de muita afetividade e interação para as crianças.