Uma série de programações virtuais para celebrar a Semana Nacional da Matemática e o Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio, está sendo realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A programação inclui palestras e, também, entrevistas com pesquisadores.
Por conta da situação de pandemia, toda a programação será on-line. Durante a semana serão feitas lives sobre diversos temas, como por exemplo, a importância da ciência diante de um problema de saúde tão grave como o coronavírus. Para assistir só acessar o perfil do Instagram do instituto.
Para esta terça-feira, 5, está programada uma entrevista com o biólogo e microbiologista Atila Iamarino. A conversa, que vai ser mediada pelo diretor do IMPA, Marcelo Viana terá como tema a importância da ciência e da matemática no combate à Covid-19.
Amanhã (6), em celebração ao Dia Nacional da Matemática, as discussões estarão em torno do projeto “Livro Aberto de Matemática”, que produz uma coletânea de livros didáticos dessa área para a educação básica. Para esse debate, os convidados são o professor da Universidade Federal Fluminense, Humberto Bortolossi, e o diretor da Escola de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fabio Simas, um dos criadores do “Livro Aberto”.
Também terá uma live com o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Carlos Gustavo Tamm. Juntamente com Samuel Barbosa, que é professor da Universidade Federal da Bahia e líder de equipes em torneios internacionais como a Romanian Master of Mathematics, os pesquisadores conversarão sobre o mundo das competições científicas
Para encerrar a comemoração, o Instituto preparou uma conferência on-line (webinário) que ocorrerá na sexta-feira, 8, às 11h. Os palestrantes Marcelo Viana, diretor geral do IMPA, Luciano Irineu, pesquisador do IMPA, Tiago Pereira, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, e Sabine Rightti, jornalista da ciência, abordarão o tema “Matemática em Tempos de Crise” com foco na crise sanitária. Essa programação também pode ser acessada pelo canal do IMPA no You tube.
Com Informações da Agência Brasil