Início » Semana Nacional do MEI começa com caravanas e mutirão de atendimento
Cidades

Semana Nacional do MEI começa com caravanas e mutirão de atendimento

Na capital paulista, tenda no Largo São Bento fará capacitação e formalização na hora; plantão atenderá em todas as unidades do Sebrae-SP no Estado

Ter um pequeno negócio, como varejo de roupas, salão de manicure ou cabeleireiro, oficina de costura, bar, lanchonete e centenas de outras atividades, no regime de Microempreendedor Individual (MEI), já é opção de 3,7 milhões de brasileiros, 905 mil (25%) somente no estado de São Paulo. Para orientar interessados em se capacitar ou formalizar como MEI –  cuja participação no Simples triplicou entre 2010 e 2013 – o Sebrae-SP realiza de hoje (31/03) até sábado, 5 de abril, a 6ª Semana do Microempreendedor Individual, evento de abrangência nacional que, no estado de São Paulo, mobilizará 33 escritórios da entidade e as 35 unidades Sebrae Móvel espalhadas pelo interior e região metropolitana, em esquema de plantão.

 

Hoje, em cada 100 empresas paulistas registradas no Simples, sistema simplificado de arrecadação de tributos, 40 são MEIs, contra 13 em cada 100 em 2010. “Com esta grande mobilização, que acontece simultaneamente em todo o País, queremos estimular ainda mais a formalização e sobretudo capacitar os empreendedores, com oficinas desenvolvidas para o perfil dos MEIs, ampliando as chances de que venham a crescer de forma saudável e sustentável”, diz o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

 

Oficinas e parcerias no largo São Bento

 

Numa tenda com 200 metros quadrados no largo São Bento, região central da cidade, consultores do Sebrae e parceiros darão orientações coletivas e individuais. O foco principal são as oficinas SEI – com duração de três horas e dicas práticas para melhorar o dia a dia e ampliar a visão do negócio. Os temas são: SEI Vender; SEI Controlar meu dinheiro; SEI Planejar; SEI Empreender; SEI Unir forças; SEI Comprar e SEI Administrar.

 

Nessas oficinas rápidas, realizadas nos períodos da manhã e da tarde na tenda e nos demais pontos de atendimento do Sebrae, o empreendedor terá noções de como gerenciar a empresa, ganhando controle e visão para alcançar bons resultados, trabalhando de forma integrada vários aspectos de gestão, das finanças às relações com os clientes e o mercado.

 

Para os interessados em se formalizar, no município de São Paulo, a tenda no Largo São Bento também contará com parcerias que possibilitarão, aos que se enquadrem nas regras do MEI, que saiam do local com o CNPJ em mãos. Quem já é MEI poderá ainda ter orientações sobre como elaborar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), que deve ser entregue até 31/5, facilitando o recolhimento das obrigações com o fisco e evitando a situação de inadimplência, que em 2013 chegou a 55% dos MEIs cadastrados no Brasil. 

Outros parceiros, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Povo, levarão dicas para quem pretende tomar crédito. Técnicos do INSS vão tirar dúvidas sobre questões trabalhistas e previdenciárias e uma equipe do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil dará orientação sobre o sistema de consulta gratuita de protesto. O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) indicará possíveis soluções para problemas em produtos, serviços ou processos produtivos e a UOL dará dicas sobre e-commerce, provedores e outros temas.

O atendimento na tenda, escritórios, unidades móveis e demais postos do Sebrae-SP na capital e região metropolitana  é gratuito, e será feito das 9 às 17 horas. Em 27 municípios da região metropolitana e do interior paulista será realizada a caravana do MEI. Cada cidade, além do plantão nos escritórios e em todos os pontos de atendimento presencial, receberá, por dois dias, quatro vans Sebrae Móvel em locais de grande circulação de pessoas.