Cidades

Semana Santa acontecerá sem fiéis nas igrejas católicas de Guarulhos

As igrejas católicas estão se adaptando às novas formas de realizar suas celebrações durante...

As igrejas católicas estão se adaptando às novas formas de realizar suas celebrações durante o distanciamento social causado pelo surto de coronavírus. As redes sociais têm sido a principal forma de contato entre as paróquias e seus fiéis. Atualmente a maior parte dos padres da cidade realiza missas virtuais que são publicadas pelo Facebook e ficam disponíveis para serem assistidas a qualquer momento. A previsão é de que as celebrações da Semana Santa também sejam transmitidas, uma vez que o decreto da prefeitura exige que ambientes que promovam aglomeração de pessoas, permanecem fechados.

Segundo o Bispo Dom Edmilson Amador Caetano, cada paróquia organiza sua transmissão de acordo com suas possibilidades. “Assim continuará até que volte à normalidade”, disse ao GuarulhosWeb. 

Para o padre Marcelo Dias Soares, da Paróquia São Pedro Vila Galvão, a nova dinâmica é desafiadora e positiva. Entre os desafios, está a transmissão que é feita apenas pelo padre ou com auxílio de uma pessoa da Pastoral da Comunicação (Pascom).

“O povo de maneira geral tem acolhido muito bem, eu percebo que estar com o povo neste momento é fundamental. E percebo também que há um conforto muito grande do povo de cada paróquia estar com o seu padre”, explicou. 

O Padre contou que as igrejas têm recebido imagens de fiéis no momento das transmissões com suas famílias. Além dos coroinhas, que usam as roupas das cerimônias para acompanhar as missas online. 

“Apesar da dificuldade, a tecnologia tem favorecido, de forma espacial, a maneira de levar a palavra de Deus, levar o anúncio do evangelho, e assim essa comunhão eucarística e espiritual, onde o senhor é convidado, de maneira espiritual, a repousar sobre o coração de cada fiel”. 

Com relação às celebrações da Semana Santa, o Padre Cristiano Aparecido de Sousa, representante do Clero da Diocese de Guarulhos, lembrou que a primeira preparação para a data é espiritual. “É preciso que interiormente nosso coração esteja disponível para Deus e para a sua graça. Com a impossibilidade de estarmos juntos fisicamente, transmitiremos as celebrações da Semana Santa pelos meios de comunicação”. 

Há 9 anos como sacerdócio, esta será a primeira vez que realizará as celebrações longe dos fiéis. “Com o espírito próprio da Semana Santa, vamos caminhar com Jesus. Seu sacrifício trouxe vida para nós e que o sacrifício deste ano, de não celebrarmos juntos, nos faça melhores. Deus nos ajude a viver intensamente estes dias”.

Posso ajudar?