Cidades

Semana tensa

Guarulhos viveu uma das semanas mais tensas de sua história recente. O assassinato do advogado Leandro Balcone, suplente de vereador e potencial candidato pelo PSB à Câmara nas próximas eleições, causou grande comoção e serviu para uma série de ataques, via redes sociais, por parte de militantes, que – de alguma forma – querem ver um caráter político no crime. Vale ressaltar que a polícia, pelas evidências, vem descartando tal possibilidade.
 
 
 
Anos 90
 
No final da década de 90, dois casos de mortes violentas envolveram políticos da cidade. Em 1997, durante o processo que culminou com o afastamento do ex-prefeito Néfi Tales da Prefeitura de Guarulhos, o então secretário de Finanças, Manoel Rezende, foi executado a tiros no Jardim Santa Mena, em um crime atribuído ao dono da empresa de segurança que prestava serviços para a administração municipal.  
 
 
 
Ex-vereador
 
Já em 1999, o então vereador Toninho Magalhães, pai do atual parlamentar que tem o mesmo nome, foi encontrado morto dentro de seu carro, no Paraventi, atingido por um tiro. A investigação, na época, concluiu que teria se tratado de suicídio. Na época, o meio político estava em polvorosa com denúncias envolvendo a Câmara Municipal, feitas pelo ex-prefeito Jovino Cândido (PV), que tinha substituído Néfi no cargo.
 
 
 
Ataque
 
Nesta quinta-feira, mais um caso que envolve violência e política. O escritório do deputado federal Eli Correa Filho, pré-candidato do DEM a prefeito de Guarulhos, foi alvo de um ataque de vândalos que destruíram equipamentos e materiais políticos. Em vídeo, o parlamentar diz que a ação foi realizada por “gente que não quer perder o poder”.
 
 
 
Cedo demais
 
O ataque ao escritório de Eli, caso tenha sido mesmo um ato político, pode significar que a disputa eleitoral em Guarulhos neste ano será mais tensa do que muita gente pode imaginar. Em campanhas passadas, até ocorreram ações contra alguns candidatos, mas já em períodos bem mais próximos das eleições. Fica no ar a velha pergunta de sempre: quem teria interesse em atentar contra o pré-candidato neste momento em que os motores estão apenas aquecendo?. 

Posso ajudar?