Cidades

Seminário debate “Guarulhos e suas perspectivas”

Nos dias 05, 12, 19 e 26 de março o projeto falando de Guarulhos, realiza seu primeiro seminário, com uma sequência de debates sobre a cidade de Guarulhos e suas perspectivas quanto à sua condição de metrópole e suas urbanidades.

O projeto “Falando de Guarulhos” vem do escopo adquirido ao longo de sete anos através do projeto atualidades realizado mensalmente na biblioteca municipal Monteiro Lobato, onde as diversas temáticas abordadas, ampliaram o debate de questões tão presentes em
nosso cotidiano. O seminário trimestral é uma parceria entre a Associação Amigos do Patrimônio Histórico de Guarulhos, Projeto Atualidades e Coletivo Havana, e conta com o apoio da biblioteca municipal Monteiro Lobato.

Nesse primeiro encontro “Falando de Guarulhos”, propõe trazer luz a reflexões sobre a cidade sempre num paralelo a heranças históricas ainda vivenciadas na contemporaneidade, através dos seguintes temas:

1º dia: 05/03 – 9:00 as 13 Horas “IV Centenário em Guarulhos e formas de representar do passado” com Tiago Cavalcante Guerra, “A imprensa de Guarulhos: fragmentos” com Bruno Leite de Carvalho e “Diáspora, identidade e cultura em Guarulhos” Augusto César Maurício Borges.

2º dia: 12/03 – 9:00 as 13 Horas “Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Casa da Candinha: presença negra em Guarulhos”, com Elmi El Hage Omar ,”Arqueologia e Patrimônio: Guarulhos” com Kamila Rezende, e “Lutas sociais e a “emancipações” em Guarulhos: um olhar periférico” com Ellen Santana.

3º dia: 19/03 – 10:00 às 15:00 “Aspectos Naturais, Geológicos e Geomorfológicos do Planalto Atlântico Paulista”, com Lívia Rocha, “Ocupações Histórico-Ancestrais de Guarulhos”, com Vanuza Kaimbé e Day Moreira e “Aldeamentos, Exploração e Conflitos”, com Vanuza Kaimbé e Day Moreira.

4º dia: 26/03 – das 10:00 às 15:00 “Guarulhos: de Aldeia a Metrópole”, com Tiago Guerra, Kamila Rezende e Ivan Canoletto, Subdesenvolvimento e Contradições da Guarulhos Contemporânea” com Cristovan Ribeiro, Vanuza Kaimbé e Day Moreira, e “Subjetividade e sintomas: experiência de viver na metrópole” com Luiz Novais.

Companha Solidária:

A Aldeia Multiétnica Filhos Dessa Terra está precisando de produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos. Por isso, faremos a arrecadação desses produtos na Biblioteca Monteiro Lobato, compareçam e, se possível, tragam uma doação ou contribuam via PIX
para a construção da cozinha comunitária da Aldeia Multiétnica:

PIX: 11981967047 Titular: Vanuza

O seminário conta com certificação de horas a ser entregue no fim do último dia de encontro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/seminariofalandodeguarulhos

Posso ajudar?