O Seminário aprovou o documento “Metalúrgicos de Guarulhos seguirão o caminho do avanço e repudiam os que se posicionam contra o desenvolvimento da Nação”.
De manhã, o Dieese apresentou sinopse da pesquisa “Perfil dos Metalúrgicos”, que está sendo feita em toda a base, com dois mil trabalhadores, de 100 empresas. O levantamento vai produzir o “Perfil Metalúrgico”, com dados sociais, econômicos e culturais da categoria.
– Na tarde da quinta (17), houve palestra e debate com o jornalista, escritor e ex-sindicalista Audálio Dantas, que falou sobre seu livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, cujo foco é o assassinato de Herzog pela ditadura, em 1975. Audálio, então presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, destacou o papel decisivo da entidade na denúncia do assassinato do jornalista e dos crimes do regime.
Com oito pontos, que vão do aumento da sindicalização à luta pelo fortalecimento do parque industrial brasileiro, o documento aprovado no Seminário será amplamente divulgado ao público e aos trabalhadores.
Para José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, o Seminário é avalia e propõe. Ele diz: “Não se trata só de avaliar o passado. O principal objetivo é planejar o futuro”.