Educação

Seminário sobre violência em salas de aulas é promovido por Diretorias de Ensino

Palestrantes de várias áreas discutiram soluções para o problema

A violência na sala de aula foi o tema do primeiro seminário realizado pelas duas Diretorias Regionais de Ensino de Guarulhos – Norte e Sul, com o principal objetivo de promover reflexão e prevenção de situações de conflito envolvendo os alunos. O evento aconteceu nesta quinta-feira de manhã, em parceria com as Faculdades Integradas de Guarulhos – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Fig-Unimesp), no anfiteatro da instituição.

Segundo a dirigente regional de ensino – Guarulhos Sul, Maria Aparecida do Nascimento Barretos, o seminário também é uma oportunidade para diferenciar a violência de atos indisciplinares. "A violência é minoria nas salas de aula, os alunos apresentam com mais frequência algumas atitudes de comportamento ligadas a atos indisciplinares". "O evento é uma forma de conscientizar e sensibilizar os professores para interagirem de maneira harmoniosa com os alunos, com o intuito de alcançar boa formação do cidadão em pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e social", comenta a dirigente regional de ensino – Guarulhos Norte, Vera Lúcia de Jesus Curriel.

Durante o seminário houve palestras de procuradores, promotores e professores de direito. A procuradora de justiça e professora de direito constitucional e educacional da PUC/SP, Maria Garcia, realizou uma apresentação sobre "Comunicação social e educação: a televisão e publicidade".

O promotor de justiça e professor de direito civil e empresarial da Fig-Unimesp, Marco Antônio Marcondes Pereira, discursou sobre "Igualdade, fraternidade e solidariedade na escola". A palestra do juiz de direito e diretor do Fórum em Exercício da Vara das Execuções, Jayme Garcia dos Santos Júnior, abordou o tema: "Decisões em sala de aula: diferenças entre decisões judiciais e decisões de ensino".

O encontro ainda teve a participação do advogado e professor de teoria geral do Estado da PUC/SP, Tacio Lacerda Gama, que falou a respeito dos "Direitos da personalidade na educação: o nome da pessoa natural". A doutora em pedagogia, Ana Maria Sanchez Varella apresentou o "Estatuto da criança e do adolescente a serviço do professor". Por fim, o coordenador interino do CAP (Centro de Apoio Pedagógico), Newton Oliveira de Resende, ministrou a palestra a partir do tema "Alunos com deficiência e o papel educacional do Estado".

Posso ajudar?