Estadão

Sempre fui a nerd, diz vencedora de Quem Quer Ser Um Milionário

Neste domingo, dia 10, a jornalista Jullie Dutra se tornou a primeira pessoa a vencer e levar o prêmio de R$ 1 milhão no quadro <i>Quem quer ser um milionário</i>, do <i>Domingão com Huck</i>. Ela, que acertou 15 perguntas, garante que "não chutou" nenhuma resposta (além das três em que pediu ajuda), mas estuda há anos.

Jullie é jornalista e CEO de uma agência de comunicação. Atualmente, se prepara para realizar o concurso para diplomata do Itamaraty. Com uma rotina de até 18 horas de estudo, ela conta que "vive para estudar": "Sempre fui a nerd, o patinho feio da turma. Quando todo mundo estava na farra, eu estava estudando", revelou ao <i>G1</i>.

"Minha mãe era professora das redes públicas estadual e municipal, em João Alfredo Pernambuco. Desde pequena consegui estudar em escolas particulares conseguindo bolsas", contou.

Ela já passou pelo curso de Radiologia, no Recife, e Medicina, na Bolívia e em Cuba, mas acabou se formando em jornalismo, com pós em direitos humanos. "Eu vivia indo a São Paulo, a congressos e cursos. Até que fui selecionada para um curso sobre conflito armado e comecei a ter o sonho de ser correspondente internacional", acrescentou.

Após conhecer pessoas da ONU e da Cruz Vermelha, ela chegou a viajar para o Haiti. Com a viagem, Jullie escreveu o livro <i>Caro Haiti</i>, que fala sobre os efeitos do terremoto no país em 2010. E essa experiência deu o pontapé para que ela se interessasse pela carreira diplomática.

"Comecei a estudar ainda mais", contou ao <i>G1</i>. "Mas o custo dos cursos preparatórios é elevadíssimo. Comecei a correr atrás de bolsa, consegui algumas, mas não tenho todas. Agora, com o prêmio, vou conseguir estudar como se deve".

Posso ajudar?