Política

Senado aprova empréstimo para Guarulhos resolver problema de enchentes do Baquirivu 

Votação ocorreu na tarde desta quarta-feira pelos senadores. Projeto que garante R$ 516 milhões segue para a sanção do presidente Bolsonaro

 O Senado Federal acaba de aprovar, em votação simbólica, o projeto que garante o empréstimo para a Prefeitura de Guarulhos de R$ 516 milhões junto à CAF (Corporação Andina do Fomento) ou Banco de Desenvolvimento da América Latina. O dinheiro será utilizado para realização de obras do Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do rio Baquirivu, beneficiando diretamente mais de 300 mil guarulhenses.  

O projeto, que foi capitaneado pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, junto a vários outros secretários municipais, inclui construção de reservatórios, recuperação de áreas de várzeas, com implantação de parque linear, arborização, passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano, ampliação da foz do córrego Cocho Velho, melhoria de vias urbanas e ampliação dos corredores viários. 

A aprovação teve o parecer favorável do senador Major Olímpio (PSL), que – em discurso – ressaltou a importância do empreendimento para Guarulhos e também para o país. Ele lembrou que o Baquirivu, além de afetar grande parte da população local quando inunda, prejudica o acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em períodos de enchentes.  

O senador agradeceu o empenho dos demais senadores e o aval do presidente Jair Bolsonaro , que encaminhou o projeto para votação em regime de urgência. Também citou o prefeito Guti que se empenhou em buscar soluções para um problema que se estende há décadas.  

Antes da votação, no entanto, grupos ligados a partidos de oposição chegaram a articular, sem sucesso, para que os senadores reprovassem o projeto ou o retirassem de votação nesta quarta-feira. Desta forma, adiariam o início das obras, que são fundamentais para beneficiar a população. 

O projeto teve o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, que nesta terça-feira publicou um despacho para que o Senado Federal votasse o pedido de empréstimo nesta quarta-feira. O projeto segue para sanção da Presidência, o que deve ocorrer ainda nesta quarta-feira.  

Posso ajudar?