Além da falta de infraestrutura necessária e sem possibilidade de realizar o período de preparação para a disputa do Campeonato Paulista da Série A3 na cidade, a direção do Flamengo decidiu levar seu elenco para o município de Guararema, que fica a quase 70 quilômetros, para fazer a sua pré-temporada. A estreia do Corvo na competição estadual acontece daqui 20 dias, no Antônio Soares de Oliveira, contra o Comercial de Ribeirão Preto.
Segundo o mandatário do Rubro-Negro guarulhense, Joaquim Mangueira, dois fatores foram determinantes para o clube pudesse destinar seus representantes àquele município da região do Alto Tietê. Um deles foi os jogos sediados no equipamento esportivo localizado no Jardim Tranquilidade na Copa São Paulo (foram 7 jogos) e o outro está relacionado a falta de estrutura da cidade para que pudesse planejar e colocar em prática o seu período de preparação.
“Nós tínhamos uma programação e por acreditar que teríamos condições de passar para a fase seguinte da Copa São Paulo, pelos problemas com campos (na cidade), nós conseguimos (um acordo) para treinar lá (em Guararema). Agora que estamos fora da Copa São Paulo não está definido se permanecemos por lá ou não”, revelou o presidente do Flamengo, Joaquim Mangueira.
Nesta 47ª edição da Copa São Paulo, a 15ª que a cidade participa, Guarulhos recebeu a mesma quantidade de partidas, até o momento, que a anterior: sete duelos. Existe ainda a possibilidade do município continuar sediando jogos da principal competição de base do País. Entretanto, a Federação Paulista de Futebol (FPF), ainda, não se pronunciou sobre esta perspectiva.
Já a campanha do Flamengo no torneio foi interrompida neste domingo, 10, com a goleada por 4 a 1 sofrida frente ao Palmeiras, no estádio Martins Pereira, na cidade de São José dos Campos. Esta foi a segunda vez em toda sua história, que o clube guarulhense conseguiu avançar da primeira fase. A primeira ocorreu em 2014, mas com desfecho diferente do deste ano e justamente contra o mesmo adversário na mesma etapa da competição. Neste ano foram três vitórias e uma única derrota em quatro jogos.