A história registra doze duelos entre Flamengo e o Nacional, da Capital, porém, o equilíbrio é a marca registrada deste confronto entre as duas agremiações. No entanto, eles voltam a se enfrentar depois de sete anos, já que os times se encontravam em divisões distintas nos últimos anos. Enquanto o Naça ocupa a 8ª posição, o Corvo amarga a 12ª colocação, fora da zona de classificação.
Entretanto, o duelo entre as equipes traz boas recordações à agremiação guarulhense. E foi justamente no último encontro entre ambos, em 2008, que o Flamengo comemorou o seu acesso para a Série A2 de 2009. A partida foi realizada no tradicional estádio Nicolau Alayon, e terminou com o placar de 1 a 0 para os visitantes. O gol do acesso foi marcado por Cleitinho.
Até o momento, Flamengo e Nacional se enfrentaram em doze oportunidades por diversas competições regionais. Contudo, o equilíbrio é a tônica deste confronto. O time da Capital deixou o gramado vencedor em quatro oportunidades, enquanto os flamenguistas outras três, além de cinco empates. Ambos os times marcaram dezessete gols. Ou seja, a partida desta quarta-feira, 18, em São Paulo, pode servir como tira-teima.
Para esta partida, o técnico Caco Espinoza poderá ter o retorno do zagueiro Renato Saldanha, que estava em recuperação de uma lesão muscular. Caso não seja possível a participação de Saldanha, Espinoza deve manter a mesma equipe escalada nas últimas rodadas. A provável formação do Corvo deverá ser: Alonso Carvalho, Gustavo Placca, Railon Souza ou Renato Saldanha, Lucas Seixas e Carlos Júnior, Douglas TRex, Fábio Souza, Alex Rodrigo e Gustavo Engel, Billy e Brayan Riascos.
Na 12ª colocação do Campeonato Paulista da Série A3 com 15 pontos em 11 jogos realizados, o Flamengo encara nesta quarta-feira, 18, às 15h, no estádio Nicolau Alayon, na Capital, o Nacional, 8º colocado com 17 pontos ganhos, pela 12ª rodada da competição estadual.