Além de vencer a partida contra a Matonense em casa, o Flamengo torcia por tropeços do Sertãozinho ou Independente de Limeira. Um dos dois deveria pelo menos empatar seus jogos, também disputados dentro de seus domínios.
Mas o Flamengo nem precisou depender dos outros jogos, já que não fez sua parte na combinação de resultados. Mais uma vez, diante de sua torcida, no Antonio Soares de Oliveira, nesta manhã de domingo, o time comandado pelo técnico João Vallim, perdeu por 2 a 0 para a Matonense, que já estava classificado no G8.
Em seus jogos, o Sertãozinho fez 3 a 1 no Taubaté e terminou em 7º lugar, e o Independente marcou 3 a 0 no rebaixado Guaçuano por 3 a 0, fechando o G8. O Votuporanouguense, que ganhou do Noroeste fora de casa por 2 a 1, ficou em 9º, com 27 pontos, enquanto o Flamengo, com 25, acabou em 10º frustrando a torcida guarulhense.
Desta forma, o Flamengo – que entrou na A3 de 2013 como um dos favoritos ao acesso – deixa o campeonato sem avançar à segunda fase, quando os oito clubes disputam as quatro vagas rumo à segunda divisão do futebol paulista em 2015. Provavelmente, este fracasso encerra a parceria entre o Corinthians e o Flamengo, que vinha desde 2011, com a equipe do Parque São Jorge utilizando a estrutura guarulhense para a formação de suas equipes menores e investindo no futebol profissional do Flamengo.
Seguem na A3 o Rio Preto, Novorizontino, São José B, Internacional, Matonense, Agua Santa, Sertãozinho e Independente. Caíram para a quarta divisão do Paulista, chamada pela Federação Paulista equivocadamente como Segunda Divisão as equipes do São Carlos, América de Rio Preto, Noroeste e Guaçuano.