O atleta foi titular em todos os jogos da equipe comandada por João Vallim e a média de gols do jogador na competição é impressionante: 1,25 por partida.
Como comparação, a segunda melhor média no estado é do atacante Dodô, que marcou três gols em três jogos que disputou na Série A2, e no Paulistão Chevrolet 2013 quem tem as melhores médias entre os principais artilheiros são os santistas Miralles e Neymar, com 0,71 e 0,67, respectivamente.
Artilharia, porém, não é uma palavra estranha para Jackson. Após se profissionalizar pelo Saltense, em 2008, o jogador teve seu grande ano na temporada 2009. Vestindo a camisa do Atlético Araçatuba, Jackson foi o principal nome da campanha que culminou no acesso do clube para a Série A3. Em 30 jogos foram 22 gols, que tornaram dele o artilheiro da Segunda Divisão daquele ano.
As boas atuações chamaram a atenção do Rio Claro, que em 2010 disputou a Série A1 do Campeonato Paulista. Fazendo parte do elenco, Jackson marcou três gols, um deles contra o Santos, na derrota do clube rio-clarense por 2 a 1. “Foi um gol especial, diante de uma equipe muito boa, que tinha Neymar, Robinho e o Ganso”, relembra o atacante.
A sequência na carreira, porém, não foi o que Jackson planejava. O jogador disputou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2010 pelo Metropolitano (SC), antes de voltar para o futebol paulista, passando sem grande destaque por Rio Claro, Ituano, São Carlos e Velo Clube. Em todo esse período foram apenas oito gols marcados.
O renascimento veio no Flamengo de Guarulhos. Jackson foi um dos reforços pedidos por João Vallim, com quem trabalhou no Velo Clube, para compor o elenco do time da grande São Paulo na Série A3. O atacante aproveitou a chance e também disse que a diferença de 2013 e dos anos anteriores está em seu posicionamento. “Antes eu estava jogando mais como segundo atacante. No Flamengo estou atuando como centroavante e isso facilita para mim”, comenta o atleta de 25 anos.
Para o técnico João Vallim, Jackson tem as qualidades necessárias para ser o camisa nove. “Ele é um jogador forte, que quando a bola cai nele, consegue administrar bem. É bom finalizador, se posiciona muito bem e isso faz com que ele consiga marcar os gols”, elogia o treinador.
Os números de 2013 mostram que o jogador vive grande fase. Grande colaboração para que ele seja o artilheiro do estado no ano vem do jogo diante da Francana, quando Jackson marcou os cinco gols da vitória por 5 a 2. Mas que não se engane quem acha que o atacante só é artilheiro porque marcou muitos gols em apenas uma partida. Nos 12 jogos que realizou em 2013, Jackson balançou a rede em nove deles, um índice de 75%.
Novamente artilheiro, Jackson agora pensa em aproveitar e ajudar o Flamengo de Guarulhos a voltar para a Série A2 do Campeonato Paulista. “A fase é boa, assim como em 2009. Tenho que aproveitar. Espero que esse seja meu ano. Já tenho 25 anos e ainda sonho em jogar por um grande clube. Vou trabalhar firme para isso. O nosso grupo é forte e vamos lutar pra classificar”, comentou o atacante.
Perfil
Nome: Jackson Borges de Jesus
Nascimento: 16/09/87, em Itabuna (BA)
Carreira: Saltense (2008), Atlético Araçatuba (2009), Rio Claro, Metropolitano (SC) (2010), Rio Claro, Ituano (2011), São Carlos, Velo Clube (2012) e Flamengo de Guarulhos (2013).
Artilheiro da Segunda Divisão 2009: 22 gols