Nem mesmo o fato de terminar a 1ª fase da Série A3 do Campeonato Paulista com a melhor campanha entre os 20 participantes foi capaz de conduzir o Flamengo ao tão sonhado retorno à Série A2 no próximo ano. As derrotas para Sertãozinho e Matonense pelo quadrangular semifinal culminaram na permanência da agremiação guarulhense no terceiro nível do futebol paulista por mais um ano. Entretanto, o time do técnico Rogério Delgado pode encerrar a competição, em caso de derrota para o Nacional neste final de semana, na 5ª colocação.
No entanto, naquele que pode ser a última apresentação no ano, o Flamengo, em caso de vitória sobre o Naça, pode garantir a 3ª posição na classificação geral do certame estadual. Contudo, o duelo tem caráter de decisão para o time da Capital que briga diretamente com o Sertãozinho por um lugar na grande final da Série A3 e consequentemente o direito de disputar a Série A2 do Campeonato Paulista no próximo ano.
A campanha do Corvo na 1ª etapa da competição estadual foi construída com 11 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota. Seu ataque marcou 26 gols e sua defesa sofreu outros 11, o que lhe deu a condição de melhor setor defensivo do campeonato. Nesta fase, o Rubro-Negro guarulhense obteve 70% de aproveitamento dos pontos disputados. Em contrapartida, no quadrangular semifinal seu aproveitamento sucumbiu e apresentou queda de 53%.
Ao lado de Sertãozinho, Nacional e Matonense, os flamenguistas integraram o grupo 2 da segunda fase. Destes adversários, o Corvo venceu apenas o Nacional e empatou com os demais. Em ação pela etapa decisiva da Série A3, o Rubro-Negro superou a Matonense, em casa, e foi superado pela equipe de Matão e o Touro dos Canaviais. Além de outros dois empates diante do Naça e do Sertãozinho.
Na lanterna do grupo 2 do quadrangular semifinal do Campeonato Paulista da Série A3 com 5 pontos conquistados em 5 jogos realizados, o Flamengo encerra sua participação na competição estadual neste domingo, 01, ás 10h, no estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira, diante do Nacional, vice-líder da chave com 7 pontos ganhos. O Sertãozinho lidera o grupo com 10 pontos conquistados e garante o acesso e sua presença na final com um empate, em casa, contra a eliminada Matonense.