Cidades

SERVIÇO – Poupatempo atinge 350 milhões de atendimentos

Programa, que tem 15 anos, é referência no serviço prestado ao cidadão

Maior programa de atendimento ao cidadão do Brasil, o Poupatempo atingiu a marca de 350 milhões de atendimentos acumulados desde sua criação, em 1997. Os números foram divulgados após o balanço mensal de serviços prestados, referente a março. Com 15 anos de funcionamento e índice de aprovação popular de 99%, segundo o instituto Vox Populi, a significativa marca do programa, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública, é celebrada por gestores e funcionários.

O responsável pela Pasta, Davi Zaia, explica que, atualmente, existem 32 postos do Poupatempo em todo o Estado. O programa, segundo o secretário, cumpre com a sua missão: unificar diversos serviços com um atendimento de qualidade à população paulista. "Os números nos deixam felizes e mostram que estamos no caminho certo, seguindo, sempre, o objetivo de desburocratizar, oferecer excelência e qualidade. Hoje, o cidadão vai ao posto sabendo que sairá com seu problema resolvido", ressalta.

Para ilustrar a importância deste número, o secretário de Gestão Pública mostra uma rápida conta. "Se dividirmos esse número pela população de São Paulo (41 milhões), dá mais de oito atendimentos por habitante", pondera, sem esquecer os responsáveis diretos por números tão representativos.

"Destaco o empenho e dedicação dos mais de 9,1 mil funcionários, que dão um verdadeiro exemplo de cuidado a cada pessoa presente no local e tem todo o nosso respeito e reconhecimento". Ele ainda lembra que diversos estados brasileiros e até outros países já vieram conhecer a estrutura do programa. "Virou referência".

Expansão

Após alcançar números tão expressivos, o próximo passo é crescer, mantendo a eficiência no serviço oferecido, uma das premissas do Poupatempo. "Essa é uma das preocupações do governador Geraldo Alckmin. Ele, um dos principais entusiastas do programa, acompanha de perto a sua evolução e sucesso, desde a fase de criação, pelo saudoso governador Mario Covas", lembra Zaia.

Ambos comandam o projeto de expansão do Poupatempo. Doze novas unidades já foram anunciadas e, até maio do ano que vem, a meta é aumentar consideravelmente o número atual de postos fixos. Eles terão uma nova configuração; alguns podem ser compactos e oferecerão, principalmente: emissão de RG, CNH, Carteira de Trabalho, unidade bancária e os serviços da Ciretran/Detran.SP.

Outra novidade que vem sendo implantada nos postos do Poupatempo é a informatização dos agendamentos. Eles podem ser feitos de forma eletrônica com hora marcada na maioria dos postos. "Além do site, integramos o serviço à rede social Facebook. Quem não tem computador, pode ir ao Acessa SP ou recorrer ao e-poupatempo – site que disponibiliza mais de mil serviços públicos, presentes nas unidades. Com isso, ganha a população em agilidade e praticidade e ganha o programa, com o aumento de 30% na capacidade de atendimento, por distribuir melhor a demanda e evitar ociosidades", encerra Davi Zaia

Serviço:

Disque Poupatempo: 0800 772 36 33

Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 7h às 20h; aos sábados, das 6h30 às 15h

Site: www.poupatempo.sp.gov.br

Posso ajudar?