Na próxima segunda-feira, 22, o Poupatempo passa a oferecer serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os cidadãos de qualquer zona eleitoral que precisem regularizar a situação podem fazer isso na unidade até 25 de abril.
O atendimento do TRE será na própria sede do Poupatempo. A unidade fica na Rua José Campanella, nº 189 e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
A inauguração do serviço ocorre no período em que o Tribunal realiza campanha para que eleitores de todo país regularizem sua situação perante à Justiça Eleittoral. Quem não votou nas três últimas eleições e não justificou a ausência, pode consultar a situação no site do TSE.
Caso esteja irregular, para não ter o título cancelado, é preciso pagar uma multa de R$ 3,50 por turno de eleição perdido.
No site do TRE, é possível consultar a lista completa com o endereço de todos os cartórios eleitorais do estado.
Quem permanecer em débito com a Justiça Eleitoral após o prazo estipulado, fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa, fazer empréstimo em instituição financeira pública e ser nomeado, caso passe em concurso público.
Menores de 18 anos, os que têm mais de 70 e os analfabetos não precisam regularizar a situação, já que para este grupo o voto é facultativo. As pessoas com deficiência que torne impossível o cumprimento das obrigações eleitorais também não terão o título cancelado.