Cidades

Serviços Públicos promove formação com catequistas de paróquia do Cocaia

A Secretaria de Serviços Públicos, por intermédio da Gerência Técnica de Educação Ambiental, realizou nesta segunda-feira (25) um encontro formativo com catequistas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Cocaia. Convidada pela coordenação, a equipe preparou atividades que retratam o ciclo de vida dos materiais, desde a extração da matéria prima até a destinação final ambientalmente adequada. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema – “Casa comum, nossa responsabilidade” – objetiva o debate de questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
 
A reflexão da Campanha 2016 será a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico. Ao todo, participaram do encontro 42 educadores que atendem aos grupos de crianças e jovens da região.
 
Essa formação vem ao encontro de um dos eixos do Programa Municipal de Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos resíduos sólidos, que prevê a Capilarização e Formação, importantes instrumentos a serem considerados nos programas, projetos e ações coordenados em toda a cidade.
 
A finalidade é promover a formação continuada, qualificada e permanente em “educação ambiental para sustentabilidade” nos setores público, privado e junto a diversos públicos como educadores, lideranças e integrantes das comunidades e de povos tradicionais (indígenas, ciganos, religiões de matriz africana), para a redução da geração, reaproveitamento e manejo diferenciado dos resíduos sólidos, valorizando a matéria prima e a atuação dos catadores, como protagonistas e agentes do processo.
 

Posso ajudar?