Início » Servidor mostra Saae jogando agua fora em rua do Inocoop
Bronca na Web

Servidor mostra Saae jogando agua fora em rua do Inocoop

O servidor público estadual Rafael Augusto Silva de Paiva enviou várias fotos e o desabafo em relação ao vazamento de água em estação do Saae no Inocoop

O GuarulhosWeb enviou à assessoria do Saae questionamentos em relação à reclamação e aguarda a resposta. 

Confira o texto na íntegra de Rafa Rafael Augusto Silva de Paiva

 

DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM GUARULHOS

Há algum tempo tem-se noticiado a crise de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que levou o Poder Público a adotar uma série de medidas para tentar reduzir a demanda daquele recurso natural nos sistemas de abastecimentos. Mas, na contramão, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da Prefeitura de Guarulhos parece não se importar com a situação, pelo menos quando o assunto é gerenciamento dos recursos à sua disposição, desperdiçando milhares de litros d'água.

Hoje pela manhã, dia 06/06, era quase impossível não se espantar com o desperdício de água no reservatório e estação de bombeamento do SAAE do Residencial Parque Cumbica (Inocoop), localizado na Avenida Papa João Paulo I S/N, na qual uma grande quantidade de água potável era descartada. O desperdício tinha proporções tão grandes que era possível ver a água correndo por pelo menos 7 ruas do bairro.

Alguns moradores relataram que a ocorrência se prolongou durante toda a noite do dia 06, outros se mostravam indignados com tamanho desperdício diante de torneiras sem uma gota d'água e, por fim, alguns demonstravam sua reprovação registrando imagens nos aparelhos celulares.

A interrupção no abastecimento de água na cidade de Guarulhos não é novidade, sobretudo na periferia. Antes mesmo da atual crise de abastecimento, há anos, a rotina dos cidadãos vem sendo enfrentar o rodízio. Por incrível que pareça em alguns bairros o abastecimento de água ficou melhor com a crise do que sem ela, pois ao menos se sabe que existirá água dia sim, dia não.

A atuação do SAAE na cidade é contraditória, já que em seu site na web existe um comunicado de conscientização à sociedade com o claro objetivo do uso racional do recurso, que diz: "É TEMPO DE ECONOMIZAR ÁGUA, DIMUNA O TEMPO NOS BANHOS, NÃO USE MANGUEIRAS PARA LAVAR CARROS E CALÇADAS, NÃO DEIXE TORNEIRAS ABERTAS POR MUITO TEMPO E UTILIZE CAIXAS D'ÁGUA DENTRO DOS PADRÕES ESPECIFICADOS", ao passo que descarta grande quantidade de água em uma de suas unidades.

Por fim, caso alguém queira perguntar à autarquia por qual motivo estão desperdiçando água sintam-se à vontade, pois todos sabem a resposta: evasiva, ou seja, por motivos técnicos… ou para realizar manutenção… ou qualquer outra resposta do gênero, portanto, respostas que pouco dizem ou quase nunca esclarecem os motivos. Mas, não se espante com isso, diante de um cenário de tanta ineficiência na prestação de serviços públicos e não utilização das ferramentas de gestão pública precisamos nos orgulhar de que a administração pública brasileira se mostrou bastante competente em responder o irrespondível.

Comentar

Clique aqui para comentar