O clima entre servidores públicos do Ministério da Previdência Social é de muita animação nos momentos que antecedem a cerimônia de transmissão de cargo de Garibaldi Alves para Carlos Gabas. “Enfim, um funcionário de carreira chega a esse cargo”, comemorou uma servidora com colegas. “Vamos ter um ministro comprometido e que entende do cortado”, continuou.
Em outra “rodinha” de servidores, é um funcionário que cita as qualidades do novo ministro: “ele sabe o que precisa ser feito aqui e, como já foi secretário-executivo e esteve ministro durante algum tempo, também entende dessa parte política”. Como resposta a essa observação, um colega acrescentou: “e melhor, ele é amigo da presidente”. Gabas teria realizado algumas vezes o sonho da presidente Dilma Rousseff de andar de moto. O novo ministro é um amante de motocicletas e teria dado algumas voltas pelas ruas de Brasília (DF) com a presidente como carona.
A cerimônia de posse estava prevista para iniciar às 10 horas. O ex-ministro Alexandre Padilha, que não terá cargos públicos em 2015, está presente. Também chegou há pouco ao pequeno auditório do Ministério, que está lotado, o ex-senador Eduardo Suplicy, que foi parlamentar por 24 anos, mas não conseguiu se reeleger para o período que se inicia em 2015. O ministro da Previdência Garibaldi Alves, que passará o bastão hoje a Gabas e há quatro anos, na cerimônia de sua transmissão de cargo, disse que a Pasta era um “abacaxi” também acaba de chegar ao local.
Entre nomes políticos conhecidos também estão no local o ministro Paulo Bernardo, que não comporá mais a equipe de Dilma a partir deste ano, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que continua no cargo no segundo mandato da presidente Dilma.