Na manhã desta terça (15), professores da rede municipal de Guarulhos farão caminhada em protesto contra o Decreto 33.226, que retira direitos do funcionalismo – principalmente dos profissionais do Magistério. O ato, convocado pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Stap), começa às 9h, em frente ao Paço Municipal, onde haverá ato público.
A caminhada vai seguir até a Secretaria de Educação, no Macedo, onde também deve ocorrer um ato. O Sindicato e os professores esperam ser recebidos pelo secretário Moacir de Souza, para debater os efeitos negativos do decreto sobre os vencimentos dos servidores da Pasta.
O presidente do Stap, Pedro Zanotti Filho, afirma que todo o funcionalismo perde com o decreto. "Mas o pacote de maldades acertou em cheio os professores, que foram os mais prejudicados. Não é certo que o Executivo socialize as consequências da má gestão dos recursos públicos. Não vamos arcar com o prejuízo".
Após a manifestação na Secretaria de Educação, os professores vão seguir até a Câmara Municipal, onde, às 14h, ocorre sessão. Os servidores vão pedir apoio aos vereadores contra as medidas de arrocho.
Assembleia – No final da tarde, haverá assembleia geral na Praça Getúlio Vargas, a fim de definir os próximos passos da Campanha Salarial 2016 e reforçar a pressão para que o governo recue no decreto lesivo. "É importante que todo o funcionalismo participe da assembleia", ressalta Pedro.