Descontentes com os rumos das negociações salariais dos servidores por parte do Stap, sindicato que representa a categoria, diferentes associações de funcionários criaram um fórum de discussão para pressionar a Prefeitura de Guarulhos. Eles marcaram um ato para hoje, a partir das 17h30, em frente à Secretaria de Administração, com o objetivo de exigir que o prefeito Sebastião Almeida (PT) cumpra o que determina a lei: reajuste de 9,34% (inflação medida pelo Dieese) sem parcelamentos, além de correção nos valores de vale alimentação.
Solução simples
Faltando 11 dias para os salários de junho serem depositados nas contas dos servidores já com o reajuste, as associações não entendem os motivos que levam a Prefeitura e o Stap a não fecharem um acordo, já que o índice de reajuste está estabelecido em lei promulgada no ano passado pelo próprio Almeida. Segundo fontes ouvidas pela coluna, não há o que discutir. Seria só confirmar o reajuste e pronto. A demora gera desconfiança: “se o índice já está definido, por que não confirmam logo e acalmam o funcionalismo?”, apontam.
Focinho de porco
O impasse desnecessário neste momento só piora a relação dos servidores com o PT, que escolheu o ex-prefeito Elói Pietá como o pré-candidato do partido à sucessão de Almeida. O funcionalismo até hoje não perdoa os anos em que os reajustes ficaram muito abaixo dos índices de inflação, durante as gestões de Pietá. Deixá-los na mão neste momento da corrida eleitoral deverá sepultar qualquer tentativa de tentar provar que “focinho de porco não é tomada”. Talvez seja essa mesma a intenção.
Filme repetido
A chegada do PRTB, um partido que se formou em Guarulhos na base de apoio a Almeida a partir de nomes que deixaram o PT e o PC do B, ao grupo que apoia a pré-candidatura de Eli Correa Filho, pode ser ofuscada pelo possível distanciamento do PMDB, que já era tido como certo. À revelia do comando da legenda, mais uma vez o vereador Lamé (PMDB) estaria tentando voltar aos braços do PT, partido que sempre apoiou e que defende com unhas e dentes. Ele estaria buscando – sem sucesso – emplacar o próprio nome como vice de Pietá.
Caiu do céu
Diante da dificuldade que o deputado estadual Jorge Wilson (PRB) encontra para negociar com possíveis parceiros importantes para sua pré-candidatura a prefeito de Guarulhos, o presidente nacional da legenda, que assumiu o Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Marcos Pereira, tem tratado pessoalmente alianças e acordos na cidade. Desta forma, estaria conseguindo viabilizar a candidatura do Xerife, criando inclusive um interessante grupo de partidos na disputa para a Câmara Municipal.