A Prefeitura concluiu o sorteio de 1.026 unidades do conjunto habitacional no Jardim Santa Lídia para servidores públicos municipais, na última sexta-feira (1º), no Adamastor Centro. As moradias, com 48 metros quadrados de área, serão construídas na Estrada do Elenco e fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O resultado do sorteio será publicado no Diário Oficial, de acordo com a classificação de cada servidor. A partir da próxima segunda-feira (11), começam os chamados para que os contemplados entreguem a documentação necessária à Caixa Econômica Federal (CEF).
Se tudo estiver em ordem, os habilitados serão chamados novamente para a assinatura de contrato de obtenção de financiamento. Além dos 1.026 titulares, foram sorteados 2.765 suplentes para o caso de os titulares não preencherem todos os requisitos necessários para a aquisição da moradia.
Cerimônia
O trabalho para cadastrar os servidores presentes e garantir a possibilidade de acompanhamento do sorteio de forma democrática e transparente, além do sorteio dos titulares, dos suplentes e organização da papelada, durou mais de 12 horas. Começou às 11 horas da manhã e terminou após as 23h30.
Na cerimônia de início do sorteio, o prefeito Sebastião Almeida explicou que fechou acordo com a construtora para que os servidores contemplados não tenham de pagar as prestações mensais ou semestrais antes de poderem mudar para seus novos endereços.
“A pessoa só vai começar a pagar a partir do momento em que pegar as chaves”, afirmou o prefeito. Almeida destacou que as 1.026 unidades do conjunto habitacional no Jardim Santa Lídia não vão contemplar todo mundo porque o número de moradias é menor do que o de cadastrados, mas disse que esse é um passo importante para garantir casa própria a servidores que há muitos anos pagam por aluguel.
O secretario de Habitação, Orlando Fantazzini, lembrou que o sorteio foi democrático e garantiu transparência ao processo. Ele foi definido por meio de sorteio aberto (as pessoas impedidas de ir por motivos de saúde, trabalho ou qualquer outro, tiveram seus direitos respeitados e assegurados) e com acompanhamento pelos interessados.
Prioridade
Todos os servidores puderam se inscrever para o sorteio. Entretanto, foi estabelecida prioridade ao servidor renda familiar entre R$ 1,8 mil e 6,5 mil para assegurar prioridade aos mais carentes. Também tiveram preferência os funcionários públicos que não possuem imóvel; família com maior número de pessoas; mulher chefe de família; e aquele com maior tempo de serviço na municipalidade. Esse parâmetro priorizou quase 4 mil inscritos, dos 6.472 cadastrados.
Contemplados
Os servidores que puderam participar “ao vivo” do sorteio foram para o Adamastor com expectativas diferentes. Caio Calabrese, há dois anos na Prefeitura, foi confiante: “Eu me sentei aqui na frente porque estava confiante, achei mesmo iam chamar o meu nome. Na hora que me chamaram eu não vi mais nada”, conta o jovem atendente do SUS (Sistema Único de Saúde). Ele não desmaiou, mas ficou muito feliz com a possibilidade de sair da casa dos pais e construir sua vida na casa própria.
Daniele Olímpio de Oliveira estava com a amiga Elisângela Aparecida Santos da Silva, quando ouviu o prefeito Almeida chamar seu nome. Ela a abraçou e comemorou muito. Mas para a alegria ser completa, torcia para que a amiga também fosse contemplada. O pensamento positivo deu certo. Pouco tempo depois, o nome dela também ecoou. As duas explodiram de alegria outra vez. “A gente ganhou porque merece. É uma gratificação ganhar nesse sorteio de hoje”, disse a servidora que tem 5 anos de Prefeitura e atua na área de regularização de imóveis da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).
Elisângela contou que, depois de uma semana dura, de notícias desagradáveis, como o comunicado para deixar o imóvel que reside atualmente, recebeu, enfim, um grande prêmio: “Foi a melhor notícia da semana”, disse a assessora de complementação, que tem 8 anos de Prefeitura.
Já o corintiano Jackson Luis dos Anjos Oliveira estava segurando numa coluna para não cair. Tremia e estava emocionado. Servidor com 13 anos de Prefeitura, estava inscrito no Programa Minha Casa, Minha Vida desde 2009. Ele aguardava a mulher para comemorarem juntos a conquista: “Estou muito, muito feliz. Não tem coisa melhor que morar na casa da gente”, disse.