O Sesc São Paulo divulga a programação da semana entre 26 e 31 de outubro nos Teatros de suas unidades. São apresentações de música, teatro, cinema, dança e circo nos teatros das unidades Belenzinho, CineSesc, Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santana, Santos, Rio Preto e Jundiaí. O funcionamento com volume de público reduzido segue sendo praticado, com limite de até 50% da capacidade dos espaços em funcionamento. Os protocolos de segurança frente à Covid-19 são mantidos, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação é preciso apresentar comprovante de vacinação, contendo pelo menos a primeira dose, e um documento com foto, além do uso de máscaras cobrindo nariz e boca.
Entre os destaques da programação do Sesc Jazz, está o show em comemoração aos 50 anos de carreira do violonista, guitarrista, compositor e arranjador carioca Romero Lubambo, com participação do pianista Hélio Alves. Radicado em Nova York nos anos 1980, Lubambo tornou-se um dos mais requisitados músicos por estrelas da música mundial, tendo colecionado prêmios como o Grammy Latino. Ele toca no dia 29, sexta, às 21h, no Pompeia ao lado de Marcelo Mariano (baixo) e Thiago “Big” Rabello (bateria).
A cantora, compositora e intérprete Filipe Catto leva, pela primeira vez aos palcos, a experiência das lives Love Catto Live, com produção caprichada que durante a pandemia fizeram o público ficar acordado nas madrugadas para assistir. A versão ao vivo Love Catto Live Show traz a mesma produção com a presença do multi-instrumentista Fabio Pinc se alternando entre guitarra, piano e programações das trilhas do karaokê. São três shows diferentes no Vila Mariana, começando no dia 29, o Cabelo de Pantera, com uma homenagem às divas da música como Elis Regina e Maria Bethânia, passando por Annie Lennox, Gal Costa e Cher. No dia 30, acontece o show Brazil Chiquérrimo, com músicas de Marina Lima, Angela Roro, Itamar Assumpção e Letrux. E finalmente, dia 31, Portão de Cemitério, com bandas do pós-punk como Depeche Mode, New Order, Pretenders e Smiths.
Música para todos os gostos: Blues, MPB e o melhor do Jazz
Nos dias 29, 30 e 31, o músico Igor Prado toca com sua banda em Rio Preto. Igor aprofundou-se na linguagem do Blues tradicional e West Coast Swing, estilos que misturam o blues com elementos do Swing, famoso movimento de jazz dançante dos anos 1940. A cantora Mariana Aydarapresenta o disco Veia Nordestina, lançado em 2019, na sexta-feira, dia 29 de outubro em Santos. Transitando entre o jazz e ritmos africanos, a cantora baiana Luedji Luna apresenta as canções de seu último disco, Bom mesmo é estar debaixo d´água, no Sesc Guarulhos, dias 29 e 30, sexta e sábado, às 20h. Direto de Cidade Tiradentes, a MC Tha mostra seu funk com questões sociais, políticas, espirituais e emocionais no Sesc Santos, dia 20, às 20h.
No Sesc Jundiaí, nos dias 30 de outubro, sábado, às 19h, e 31 de outubro, domingo, às 18h, o cantor e compositor Zé Geraldo apresenta os sucessos de sua carreira no show Canções e Prosa. Acompanhado de voz e violão e com mais de 40 anos de estrada, o artista relembra histórias de canções clássicas como Cidadão, Senhorita e Milho aos Pombos.
O Sesc Jazz vem com intensa programação nas unidades Consolação, Pompéia e Pinheiros. No Consolação, a programação é iniciada com o Instrumental, na terça feira, dia 26, com o saxofonista e flautista Vinícius Chagas, um dos nomes que têm chamado a atenção na cena instrumental por sua criatividade e virtuosismo. Seguindo a programação no Pompeia, na quarta-feira tem apresentação do Conde Favela. Do ABC paulista, Conde Favela Sexteto apresenta seu álbum de estreia Temas para Tempos de Guerra, que mescla samba-jazz, free jazze spiritual. No mesmo dia, às 21h, a compositora, arranjadora e pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld lidera a big band que apresenta seu quarto álbum, Determination.
Na quinta-feira, Joyce Moreno (RJ) part. João Donato apresentam o repertório dos discos Raiz e Cool, formado por clássicos da música brasileira e versões para standards do jazz, com a cantora Joyce Moreno e participação do pianista João Donato. A comemoração de 50 anos de carreira de Romero Lumbambo acontece na sexta, dia 29, com a participação do pianista Hélio Alves. No sábado o sexteto Hurtmold e o percussionista mineiro Paulo Santos (ex-Uakti) convidam Jorge du Peixe, da Nação Zumbi, para um encontro de experimentações sonoras.
No domingo -ainda no Pompéia e fechando o final de semana-, o contrabaixista cubano Aniel Someillan, com o quarteto El Quilombo convidam a cantora baiana Luedji Luna. O mineiro Toninho Horta apresenta, no Pinheiros,repertório de músicas inéditas registradas em Belo Horizonte, álbum agraciado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de MPB, em 2020.
Na sexta feira, às 19h, no Pinheiros, o grupo Bufo Borealis apresenta sua mistura de jazz e punk com os convidados Fernanda Lira e Rodrigo Carneiro. No sábado, Gabi Guedes, um dos mais importantes percussionistas do país, celebra a musicalidade dos terreiros em show ao lado de Ellen Oléria. Mestre de percussão e filho de santo, Gabi Guedes pulsa sabedoria ancestral, espiritualidade e pertencimento.
Teatro
No Sesc Santana, acontece a apresentação do espetáculo teatral O Avesso do Claustro, da Cia do Tijolo, dias 29, 30, sexta-feira e sábado às 21h, e 31 de outubro, domingo, às 19h. O Avesso do Claustro é um espetáculo que semeia esperanças nesses tempos sombrios em que o país vive. Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, que renovou a Igreja Católica no Brasil e combateu destemidamente a ditadura militar, é o foco desta peça teatral que faz o público refletir sobre seus próprios compromissos com `outros mundos possíveis`. Aqui, a trajetória de Dom Helder Câmara, o bispo dos pobres e dos injustiçados, interpela cada um com a pergunta: o que faz a vida valer a pena?
No Sesc Belenzinho, o ator Cacá Carvalho estreia o monólogo Leonardo Da Vinci: A Obra Oculta, com direção de Márcio Medina, dias 29, 30 e 31, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h. O protagonista consegue resolver, com sua sabedoria e engenhosidade, o maior caso não resolvido do ser humano em sua esfera artística, científica, vital: a nossa passagem. Ele se dá conta da ‘nossa passagem’ em uma tarde de primavera, enquanto assiste a uma batalha em são usadas as armas que ele inventou. Suas obras tornam-se um caminho de estudo, o tempo em que vive torna-se o contexto para enraizar a sua curiosidade, para inventar uma outra realidade, que se reflete na arte e dela adquire uma nova consciência.
Dança
No dia 29 de outubro, sexta, às 20h, no Sesc Jundiaí, o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira apresenta o seu primeiro solo MAKHALA. Indicado ao Prêmio APCA de Dança, em 2020, o espetáculo -exibido após três anos de experimentações e uma viagem a Moçambique – mostra a força do carvão como elemento da natureza e também como um elemento humano, com histórias sendo contadas e se tornando cinzas, conectando o público com uma memória ancestral.
O Sesc Pinheiros recebe, no domingo dia 31, às 18h, o espetáculo de dança Reclusa, do Coletivo Zona Agbara. A apresentação marca a abertura do Estéticas das Periferias 2021, iniciativa da Ação Educativa, que neste ano celebra sua décima primeira edição e homenageia produções artísticas de mulheres negras, partindo da experiência da escritora Carolina Maria de Jesus.
Já a Conferência Coreográfica In-Trópicos, de Thiago Alixandre, é uma espécie de palestra performativa sobre o premiado espetáculo In-Trópicos, de 2018. O bailarino relata, por meio de uma conversa dançada, seus processos de pesquisa e demonstra, na prática, como chegou ao resultado coreográfico de seu trabalho, ao lado do pianista Cádmo Fausto, em apresentação no Sesc Sorocaba, dias 29 e 30, às 20h.
Circo
Também no domingo, dia 31, o circo tem espaço no Sesc Santos com a trupe Cia Barnabô. Criado em coprodução com a Cia. Cíclicus, da Espanha, Rústico é uma narrativa acrobática sobre a natureza. A Cia. Barnabô é formada por Lu Menin e Pablo Nordio, ela de Minas Gerais e ele da Argentina. Os artistas trazem para a cena animais e personagens cativantes, como Peperina e Dom Molina, que pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A história é contada por meio de acrobacias de solo e aéreas e representações lúdicas.
CineSesc – 45ª Mostra Internacional de Cinema
O CineSesc segue com a programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema. O cinema também terá ocupação do espaço reduzida, respeitando os protocolos de distanciamento e alternância dos assentos, além dos demais protocolos de proteção à Covid-19. Para mais informações sobre programação e compra de ingressos, é necessário acessar o canal oficial da Mostra, pelo site https://45.mostra.org.
Sobre apresentação do comprovante de vacina
Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (pelo menos a 1ª dose) e documento com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Para mais informações, acesse:www.sescsp.org.br/voltagradual. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, seguem sendo obrigatórios.
Serviços Sesc em funcionamento
Mirantes do Sesc Avenida Paulista e 24 de Maio
O Mirante do Sesc Avenida Paulista recebe visitantes com agendamento. O espaço, no 17º andar, com uma vista privilegiada da Avenida Paulista, tem seus ingressos disponibilizados sempre às sextas-feiras, às 12h, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP (sescsp.org.br) e permanecem disponíveis enquanto houver vagas. A visita dá acesso ao Mirante e ao Café Terraço e tem duração de 30 minutos.
O Mirante da unidade 24 de Maio também pode receber visitantes mediante agendamento. É localizado no terraço da piscina da unidade, com vista para o centro de São Paulo. Os ingressos são disponibilizados às sextas-feiras, às 12h, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP (sescsp.org.br) e permanecem disponíveis enquanto houver vagas. Mais informações pelo portal sescsp.org.br/24demaio.
Atividades Físico-Esportivas
Os cursos de esportes e atividades físicas (GMF – Ginástica Multifuncional, esportes e práticas corporais) estão recebendo novas inscrições. Informações sobre vagas podem ser consultadas no site inscricoes.sescsp.org.br. Os cursos seguem atendendo alunos inscritos, com idade a partir de 12 anos, em horários especiais, mediante agendamento que pode ser feito pelo celular, via aplicativo Credencial Sesc SP (Android e IOS) ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br. Para pessoas que estão no grupo de risco é necessário apresentar comprovante de imunização completa para frequentar os cursos, e para pessoas com 60 anos ou mais é necessário também a apresentação de atestado médico de aptidão para a prática de atividades físicas. Consideramos Grupo de Risco pessoas com: Obesidade – IMC >30Kg/m2, Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Respiratórias Crônicas, Cânceres, Doenças autoimunes, hepáticas, neurológicas, Síndrome de Down, Gestantes e Pessoas com 60 anos ou mais.
Exposições
Com agendamento prévio pela internet, unidades do Sesc na capital e em outros municípios do estado de São Paulo já oferecem visitas presenciais a exposições, em consonância com a evolução do Plano São Paulo e as legislações municipais para a operação segura desses espaços. Em todas as unidades, estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, entre elas a redução na capacidade de atendimento (até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes); ocupação limitada dos espaços, com controle de acesso; rígidos processos de higienização dos ambientes. Mais informações em sescsp.org.br/exposicoes.
Unidades Campestres: Interlagos e Itaquera
São as únicas unidades que recebem público sem a necessidade de agendamento prévio. Com capacidade limitada, funcionam de quarta a domingo, das 10h às 16h. Estão disponíveis as áreas verdes para atividades como corrida, caminhada e banho de sol.
Restaurantes
As Comedorias seguem funcionando com agendamento prévio, feito exclusivamente pela internet, em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Já estão em funcionamento as Comedorias das unidades 24 de Maio, Carmo, Belenzinho, Pinheiros, Pompeia, Vila Mariana e Interlagos, Campinas, Santos, Itaquera, Guarulhos e Santo André.
Odontologia
O serviço das clínicas odontológicas está disponível para aqueles que tiveram seu tratamento interrompido durante a pandemia. As consultas são reagendadas por telefone, mediante contato do Sesc e conforme a capacidade de atendimento de cada unidade. A retomada dos tratamentos prioriza urgências e tratamentos que dependem de intervenção clínica para não agravar o estado de saúde.
Sesc Bertioga
A hospedagem segue funcionando com capacidade reduzida e diversas medidas de segurança para preservar a saúde dos hóspedes, como a intensificação da higienização dos espaços e restrição de atividades. Mais informações em centrodeferias.sescsp.org.br
Bibliotecas
O empréstimo e a devolução de livros seguem disponíveis para todos em diversas bibliotecas do Sesc, por meio do agendamento gratuito no Portal Sesc SP e no aplicativo Credencial Sesc SP, seguindo os protocolos de segurança de cada cidade e em acordo com o governo estadual. Por enquanto, as atividades presenciais como leitura de livros e periódicos no local permanecem suspensas. Mais informações em sescsp.org.br/bibliotecas.
Venda de ingressos (Exceto CineSesc)
A venda de ingressos será realizada em ambiente on-line e na bilheteria da Unidade que realiza o espetáculo, sendo o valor de R$ 40,00 para ingressos destinados ao público em geral, de categoria inteira, e R$ 20,00 para público com Credencial Plena e aqueles elegíveis ao direito de meia entrada, de acordo com a legislação vigente.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.
PROGRAMAÇÃO TEATROS – DE 26 A 31 DE OUTUBRO
• Dia 26 de outubro, terça feira
Consolação – Vinicius Chagas, 19h (Sesc Jazz)
• Dia 27 de outubro, quarta feira
Pompeia – Conde Favela, 19h (Sesc Jazz)
Pompeia – Kathrine Windfeld, 21h (Sesc Jazz)
• Dia 28 de outubro, quinta feira
Pinheiros – Toninho Horta, 19h (Sesc Jazz)
Pompeia – Joyce Moreno part. João Donato, 21h (Sesc Jazz)
• Dia 29 de outubro, sexta feira
Pinheiros – Bufo Borealis part. Rodrigo Carneiro, 19h (Sesc Jazz)
Rio Preto – Igor Prado, 20h (Música)
Jundiaí – MAKHALA, 20h (Dança)
Guarulhos – Luedji Luna, 20h (Música)
Santos – Mariana Aydar, 20h (Música)
Birigui – Júnior Viana, 19h30 (Música)
Campinas – Imalè Inú ìyágbà – Adnã Ionara, 20h (Dança)
Pompéia – Romero Lumbambo Trio, 21h (Sesc Jazz)
Santo André – Ordinários, Cia La Mínima, 21h (Circo)
Vila Mariana – Filipe Catto, 21h (Música)
Santana – O avesso do Claustro, 21h (Teatro)
Araraquara – Rodrigo Zanc, 21h (Música)
Belenzinho – Leonardo da Vinci: A Obra Oculta, 21h(Teatro)
Sorocaba – Conferência Coreográfica In-trópicos, 20h(Dança)
• Dia 30 de outubro, sábado
Campinas – Elos – Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato, 17h
Pinheiros – Gabi Guedes, 19h (Sesc Jazz)
Jundiaí – Zé Geraldo, 19h (Música)
Guarulhos – Luedji Luna, 20h (Música)
Rio Preto – Igor Prado, 20h
Santos – MC Tha, 20h (Música)
Belenzinho – Leonardo da Vinci: A Obra Oculta, 21h(Teatro)
Pompéia – Hurtmold (com Jorge du Peixe), 21h (Sesc Jazz)
Santo André – Ordinários, Cia La Mínima, 21h (Circo)
Santana – O avesso do Claustro, 21h (Teatro)
Araraquara – Rodrigo Zanc, 21h (Música)
Vila Mariana – Filipe Catto, 21h
Sorocaba – Conferência Coreográfica In-trópicos, 20h(Dança)
• Dia 31 de outubro, domingo
Belenzinho – Leonardo da Vinci: A Obra Oculta, 18h(Teatro)
Jundiaí – Zé Geraldo, 18h (Música)
Pinheiros – Reclusa – Abertura Estéticas, 18h (Dança)
Pompéia – Aniel e el Quilombo, 19h (Sesc Jazz)
Santana – O Avesso do Claustro, 19h (Teatro)
Vila Mariana – Filipe Catto, 19h
Rio Preto – Igor Prado, 20h
Santos – Rústico – Cia Barnabô, 19h (Circo)
Serviço
Programação Teatros
De 26 a 31 de outubro, terça a domingo
Vendas: on-line pelo site do Sesc e presencial nas bilheterias da unidade onde acontece a programação
Horário das bilheterias
Capital e Grande São Paulo – das 14h às 19h.
Interior a partir das 14h – cada Unidade fará um ajuste no horário final do atendimento respeitando as características locais.
CineSesc – 45ª Mostra Internacional de Cinema
Valores dos ingressos:
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) / R$ 12,00 (meia).
Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia).
Agendamentos: Atividades Fisíco-esportivas, Biblioteca, Comedoria, Exposições e Mirante Pelo aplicativo Credencial Sesc SP, disponível em todas as plataformas.
A programação online e gratuita segue sendo transmitida no Youtube do Sesc youtube.com/sescsp e pelo www.instagram.com/sescaovivo