Acontece

Sesc Guarulhos tem programação especial para a semana de Carnaval

Confira a programação especial do Sesc Guarulhos para a Semana de Carnaval:

L.A.C.R.A. – Laboratório Aberto de Customização de Roupas e Acessórios

Com Educadores do Espaço de Tecnologias e Artes
Dia de laboratório aberto! Nesta edição especial de carnaval, estaremos focando na criação e customização de figurinos e acessórios carnavalescos que darão um toque especial à sua folia.

De 18 a 21/2, segunda a domingo, das 10h às 13h
Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Fuja da Folia – Jogos de Tabuleiro no Carnaval

com Educadores do ETA e Victor Rodrigues
Confete, samba, fantasia e gliter? Nada disso! Aqui é roleta, dado, peão e estratégia! Muitos jogos mediados pelos educadores do ETA e pelo veterano dos tabuleiros, Victor Rodrigues. Já tradicional, o Fuja da Folia convida a todas as pessoas que não tem muita ligação com o lado frenético do carnaval a jogarem em grupo conhecendo novos jogos ou revisitando clássicos. Jogos inéditos ou os já famosos tabuleiros estarão disponíveis.

De 18 a 25/2, segundas a domingos, das 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.

 

Ô abre alas: vem customizar!

Com Projeto do Presente
Nesse carnaval, só não pula quem não quer! Um atelie livre para criações de máscaras, maquiagem e fantasias para curtir de montão!

De 18 a 21/2, segunda a domingo, das 10h às 16h
Sala 3
Livre
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Pagode da 27

O Pagode da 27 nasceu em 2005 da reunião de sambistas do Grajaú na rua 27 (R. Manoel Guilherme dos Reis). Considerada nos anos noventa uma das ruas mais perigosa da zona sul, hoje considerada uma rua de patrimônio cultural. O samba é tocado na rua todos os domingos e desde o início tem chamado a atenção de muitos amantes do samba, e sambistas como Waldir 59, Leci Brandão, Osvaldinho da Cuíca, Reinaldo, Cleber Augusto, Criolo, Tito Amorin, Chapinha entre tantos outros que fizeram questão de visitar o projeto na mais sua pura essência.

Dia 17/2, sexta, das 19h às 20h30
Praça de Convivência
Livre

 

Folias do Brasil
Cia da Tribo
Folias do Brasil é um show musical que celebra os folguedos, as danças, as músicas e ritmos populares brasileiros, mostrando poeticamente características do nosso povo através de sua ampla diversidade cultural. Com músicas de Ricardo Dutra, o show passeia da festa do Bumba-Meu-Boi até o Carnaval, do Forró ao Caboclinho, dos Pigmeus às Burrinhas, do Mara-catu aos Bonecos Gigantes. No show, três músicos e três atores/bailarinos tocam, manipulam bonecos, cantam e dançam as festas dos quatro cantos do Brasil interagindo com o público.

Dia 18/2, sábado, das 13h às 14h
Praça de Convivência
Livre
Grátis

 

Bloco Afro É Di Santo

O É di Santo um dos poucos blocos afros da zona sul de São Paulo. De amarelo e branco o grupo se reúne ao longo do ano em oficinas, workshops e shows, e no carnaval sai às ruas para celebrar com a comunidade do M’Boi Mirim. Atualmente, com sessenta percussionistas, jovens, adultos, crianças e anciões o grupo ecoa os ritmos afrobrasileiros pelas ruas do bairro, respeitando e agregando ao seu cortejo a diversidade de crenças e sotaques presentes na comunidade.

Dia 18/2, sábado, das 18h às 19h30
Praça de Convivência
Livre
Grátis

 

Oficina de Composição de Marchinhas de Carnaval

Com As Despirocadas
A cidade de São Luiz do Paraitinga é conhecida no Vale do Paraíba como a terra do carnaval. Lá, as marchinhas pulsam feito coração e todo seu carnaval é composto por músicas autorais. O ritmo é tão popular que há décadas acontece também anualmente o Festival de Marchinhas, momento de grande efervescência porque todas as pessoas podem participar e inscrever suas composições para concorrer. A oficina de marchinhas consiste em um encontro entre a banda Despirocadas e público para a criação guiada de uma marchinha de carnaval. As integrantes conduzem todas as etapas do processo a partir de uma vivência musical que envolve a escrita da letra e criação da melodia para, então, chegarem coletivamente à música inédita.

Dia 19/2, domingo, das 10h às 12h
Estúdio 01 – Sala C.M. Coletivo
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Apresentação do Bloco “Santo de Casa faz Milagre”

Com Koka Pereira

Dia 19/2, domingo, das 12h às 12h40
Praça de Convivência
Grátis

 

As Despirocadas

De São Luiz do Paraitinga, formada inteiramente por mulheres, a banda As Despirocadas mistura marchinhas de carnaval da cidade com diversos outros ritmos e apresentará um show interativo com um repertório que propõe uma viagem pelo carnaval luizense. Seu percurso passeia pelos blocos de carnaval de São Luiz do Paraitinga e músicas do seu primeiro disco “DespirOquê?”.

Dia 19/2, domingo, das 13h às 14h30
Praça de Convivência
Grátis

 

Siga Bem Caminhoneira

Bloco de carnaval formado por lésbicas, bissexuais, trans e não binaries, o Siga Bem Caminhoneira desfila há cinco anos pelas ruas de São Paulo cantando pela liberdade de ser quem se é, e que toda a forma de amor é justa. Nesse show a bateria apresentará o repertório tradicional do bloco, que conta com os mais diversos clássicos carnavalescos e paródias, como “Ê Sapatão” (original de “Faraó”, de Margareth Menezes), “Ser Sapatão é Bom Demais” (versão de “Ara Ketu Bom Demais”), o funk “Cai de Boca”, da MC Rebecca, entre outros hinos já conhecidos do público LesBi como “Cabide”, “Sinais de Fogo” e “I Follow Rivers”.

Dia 19/2, domingo, das 16h às 18h
Praça de Convivência
Grátis – Sem retirada de ingressos.

 

O Carnaval da Velha Fubica

Com Lili Flor e Paulo Pixu
A Trupe traz no seu repertório uma diversidade de músicas e gêneros musicais rearranjadas para o ritmo quente da folia. Baiões, Rock, Choro, Marchas, Sambas, Rumbas e Mambos. Os clássicos mais populares e os populares mais clássicos. As cantigas de brincadeiras de rodas, brincos, parlendas e trava-línguas também foram carnavalizadas e se transformam em frevos para dançar e brincar com saúde e criatividade pela criançada, seus pais e pares.

Dia 20/2, segunda, das 13h às 14h
Praça de Convivência
Livre

 

Encantoria

Em um passeio por ritmos de carnaval de todo o Brasil, o espetáculo contempla Frevos, Marchinhas, Ijexás, Cirandas, Cocos e Sambas de Roda com canções autorais inspiradas nesse universo cultural e interpretações da obra de grandes compositores e mestres da cultura popular. O espetáculo contempla vozes, metais, cordas, percussões, sanfona, bateria, etc. E pra festa ficar ainda mais animada, um grupo com atriz e brincantes convida o público para participar das brincadeiras e danças em uma folia encantada. A proposta contempla ainda diversos bonecos que representam personagens simbólicos como a M’boi Tatá (cobra de fogo), o Saci, a cirandeira Lia de Itamaracá, a Burrinha, o Bumba Meu Boi, etc

Dia 20/2, segunda, das 16h às 17h30
Praça de Convivência
Livre
Grátis

 

Borboletrando no Carnaval

Com Trupe Borboletras
BORBOLETRANDO NO CARNAVAL é um show infantil que une marchinhas de carnaval, poesias e brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira. Interativo e brincante, o repertório vai desde “Ó Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga a marchinhas autorais como “Cá de cima tu não cai” (marchinha autoral de Alba Brito finalista do 30° festival de marchinhas de São Luiz do Paraitinga), passando por releituras e paródias de marchinhas tradicionais, sempre com um olhar atento e lúdico para adaptar as marchinhas tradicionais de acordo com nosso tempo presente.

Dia 21/2, terça, das 13h às 14h
Praça de Convivência
Livre

 

Estrambelhados

Estrambelhados firmaram carreira pelas marchinhas de Carnaval, uma das mais fortes tradições da cidade, sem nunca deixar de inovar nas composições, arranjos e performances de palco. Aliam ao som das tradições populares, como congadas, moçambiques e folias, com o rock, reggae, pop e influências contemporâneas. Aliás, o que move a banda é o constante trabalho de evolução das marchinhas, propondo uma roupagem musical diferente, ocasionada pela mistura de sons e ritmos, a partir de um conceito experimental, cujo intuito é fomentar a inovação.

Dia 21/2, terça, das 16h às 17h30
Praça de Convivência
Livre
Grátis

 

Folia Brincante

Com educadoras do Espaço de Brincar

De 4 a 26/2, sábados e domingos, das 14h às 15h30
De 18 a 21/2, segunda a domingo, das 10h às 11h30
Espaço de Brincar
Grátis

Posso ajudar?