Cidades

Sesi ministra curso de receitas juninas

Serão oito preparações inéditas ensinadas durante os cursos do programa Alimente-se Bem. As aulas são gratuitas e as vagas limitadas

Durante o mês de junho, o SESI-SP promove o curso Alimente-se Bem – Sabores Junino, que ensinará receitas especiais para comemorar a data. O programa é gratuito e será ministrado nas 44 unidades da entidade no estado.

 

Nesta edição, as nutricionistas optaram por criar um cardápio com alimentos típicos dessa época, como batata-doce, amendoim e milho, que são encontrados em abundância, com preços acessíveis, sendo também saborosos e nutritivos.

No total, foram criados oito pratos, incluindo doces e salgados.

 

Entre as delícias juninas, três são destaque: o bombocouve de amendoim, a pizza de batata-doce com rúcula e o pudim de maça do amor, que são receitas usuais no dia a dia do brasileiro e que nessas preparações levam ingredientes inéditos.

 

Todas as receitas valorizam o aproveitamento integral dos alimentos e contribuem para a elaboração de um cardápio mais nutritivo e econômico. No final do curso, o aluno será presenteado com um folder contendo as oito receitas que foram preparadas e degustadas em aula.

 

Histórico – Os princípios do Alimente-se Bem foram determinados a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que observaram hábitos alimentares dos trabalhadores da indústria no Estado, preço dos alimentos e o teor nutritivo das dietas praticadas. O levantamento também detectou grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades nutricionais e possibilidades culinárias. A partir dessas informações, foram desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saudáveis, nutritivos, saborosos e econômicos.

Desde então o programa é aberto à comunidade, ministrado gratuitamente em unidades fixas e móveis do SESI-SP, e levado a indústrias, prefeituras, universidades, organizações não governamentais e entidades assistenciais por meio de parcerias.

Como resultado, o programa foi multiplicado para mais de dois milhões de pessoas e provou, por meio de estudos com universidades, que vários ingredientes apresentam mais nutrientes em suas cascas, talos e ramas do que nas próprias polpas.

Posso ajudar?