Política

Sessão acaba um minuto após horário de início

Segundo Soltur, muitos vereadores estavam nas dependências da Câmara, mas não dentro do Plenário o que caracteriza falta na sessão

Mesmo após 33 dias de recesso, os vereadores não compareceram a sessão do Legislativo de ontem. Um minuto após o horáiro de início, às 14h01, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), encerrou os trabalhos após efetuar a contagem manual dos parlamentares e constatar que havia somente nove vereadores no Plenário.

O encerramento irritou os vereadores presentes, principalmente Eduardo Carneiro (PSDB) que tinha solicitado uma questão de ordem ao presidente pedindo a verificação eletrônica de quórum, mas que foi ignorado com o término dos trabalhos. No entanto, segundo Soltur, muitos vereadores estavam nas dependências da Câmara, mas não dentro do Plenário o que caracteriza falta na sessão.

Para Índio de Cumbica (DEM), o término da sessão foi um absurdo. "Eu contei e olhei a lista de presença onde constavam 13 vereadores. O número era suficiente para dar início ao Pequeno Expediente", afirmou.

No entanto, para outros vereadores tudo não passou de uma manobra política para impedir a discussão que a oposição faria. "O que eu ia falar hoje falo o dobro na próxima sessão e se eles faltarem novamente falo ao cubo. Não vou me calar", ressaltou José Mário (PSDB).

No momento do encerramento estavam presentes no Plenário os vereadores Índio de Cumbica (DEM), Vitor da Farmácia (PSDB), Rômulo Ornellas (PT), José Mário (PSDB), Paulo Sergio (PR), Guti (PV), Eduardo Carneiro (PSDB), Toninho Magalhães Filho (PTC), Ricardo Rui (PPS), Luiza Cordeiro (PC do B), Eneide Lima (PT), Gileno (PSL) e Eduardo Kamei (PTN).

Após o término dos trabalhos, outros vereadores chegaram ao Plenário o que aumentou para 19 o número dos presentes, número suficiente para que a sessão ocorresse normalmente.

Posso ajudar?