Guarulhos registra, de acordo com dados divulgados pelo Detran, a terceira maior frota de fuscas em todo o estado de São Paulo. Ao todo, são 13.693 veículos rodando nas ruas da cidade, ainda segundo o levantamento.
O modelo mais emblemático da história automobilística do Brasil começou a ser vendido no país em 1950, há 72 anos. Em 1959, no dia 20 de janeiro, portanto, há exatos 63, o carro começou a ser fabricado em território nacional. Na data, comemora-se o Dia Nacional do Fusca.
Guarulhos perde no ranking para Campinas, com pouco mais de 15 mil unidades e, claro, para a capital, que ultrapassa a marca dos 150 mil veículos. Em todo o estado, há registros no Detran de 648.571 na frota do fusca.
História
O Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porshe com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Ao logo dos anos passou pela modernização em sua mecânica, estética e passou a ser utilizado com várias finalidades, como uso pelo correio e até veículo militar durante a guerra, em 1939. Ganhou apelidos pelo mundo, onde foram produzidos mais de 21 milhões de exemplares, como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e Maggiolino.
No Brasil, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais, chamado carinhosamente de fusquinha e fuscão, que tinha motor 1500 cilindradas e cores fortes como laranja e verde abacate. Ao ser substituído no mercado automobilístico por outros modelos populares, sua produção foi paralisada em 1986, mas retomada, em grande estilo, pelo ex-presidente Itamar Franco, em 1993, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1996 saiu de linha definitivamente.