Cidades

Setor financeiro lidera ranking de reclamações no Procon Guarulhos

Dos 86.837 registros formalizados na entidade , cerca de 20 mil foram protestos contra bancos, cartões de crédito e financeiras

O ano de 2010 foi o período no qual as empresas prestadoras de serviço tiveram o maior número de reclamações, segundo o Procon Guarulhos. Dos 86.837 registros formalizados na entidade de defesa do consumidor, cerca de 20 mil foram protestos contra bancos, cartões de crédito e financeiras, o que representa 23,66% do total.

Segundo o presidente do Procon Guarulhos, Jorge Wilson, as denúncias dos abusos limitam o poder de consumo e prejudicam as próprias empresas que não se interessam por um acordo comum. "Muitas empresas argumentam que são reguladas pelas taxas de juros do Banco Central. Mas temos conseguido bom êxito nas negociações", explica. "Quando o cliente está apto para o mercado, torna-se um cliente ativo e consumidor dos produtos da própria empresa", completa.

O segundo setor com maior número de ocorrências envolve as empresas de telefonia fixa e móvel com 20,95%, aproximadamente 18 mil. De acordo com apontamento do Instituto de Defesa do Consumidor (Idecon), a telefonia liderou em reclamações registradas no órgão, com 36,6%.

A área de serviços, que envolve fornecimento de energia elétrica, saneamento básico, escolas e instituições educacionais, entre outros, representa 16,93% das denúncias no Procon, com quase 14 mil.

Wilson afirma que o número de atendimentos do Procon supera os 86 mil registrados e pode alcançar até 120 mil casos, porém, os quase 40 mil excendentes tratam-se de pequenos problemas resolvidos rapidamente via telefone ou pessoalmente. "No total, temos uma média de 75% dos casos resolvidos sem necessidade de entrarmos com medidas judiciais", detalha.

Poucas ocorrências – O setor de saúde, que conta com os planos de saúde e atendimento de hospitais, medicamentos e cosméticos, aparece com apenas 4,74% das reclamações, enquanto a habitação, com atrasos em obras e compra e aluguel de residências, fecha o ranking com 877 reclamações.

Na próxima semana, o órgão promete divulgar ranking detalhado nominal das empresas com maior número de reclamações.

Confira o levantamento completo:

Ranking de setores com mais reclamações em 2010

Setor Quantidade %

Assuntos Financeiros 20.545 23,66

Telefonia fixa e móvel 18.192 20,95

Serviços 14.701 16,93

Produtos 14.666 16,89

Empresas privadas 13.754 15,84

Saúde 4.116 4,74

Habitação 877 1,01

 

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