O Governo do Estado de São Paulo anunciou, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 9/10, no Palácio dos Bandeirantes, que Guarulhos, Capital e toda Grande SP avançaram à nova fase de flexibilização do Plano SP. Guarulhos passa, agora, para a fase verde, que permite, entre outras coisas, a reabertura de cinemas e teatros com até 60% de capacidade. A decisão passa a valer neste sábado, 10.
A fase verde também amplia para 12 horas o funcionamento de comércios e serviços, como academias, shoppings, bares e restaurantes. Os estabelecimentos gastronômicos, aliás, terão que fechar as portas às 23h. Porém, o serviço deverá ser encerrado uma hora antes. O funcionamento de 12 horas passa a valer desde que os comércios sejam abertos após às 6h.
Festas e baladas, no entanto, não serão permitidos mesmo na fase verde. “Vamos dar um passo além na retomada de atividades, e isso requer ainda mais responsabilidade de todos nós”, afirmou a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen. Um possível avanço à fase azul, menos restritiva do Plano São Paulo, só deve ocorrer após a chegada da vacina.
Toda a Região Metropolitana, antes separada em grupos, voltou a ser reunificada. Portanto, o percentual de leitos de UTI, por exemplo, passará a ser contabilizada com a média de todos os municípios que compõem a área.
Se comprovada a estabilidade de 28 dias na fase verde, eventos realizados com pessoas em pé serão liberados, desde que com controle de acesso e hora marcada.
Escolas receberão mais alunos
Após a permanência por 14 dias na fase verde, a capacidade das escolas será ampliada para 70% dos alunos, ante os 35% atuais. Contudo, a medida deverá ser avalizada pelos municípios. Em Guarulhos, o retorno do ensino presencial ainda não foi autorizado.