Início » Shoppings e comércios serão afetados caso Guarulhos seja rebaixada à fase laranja do Plano SP
Cidades

Shoppings e comércios serão afetados caso Guarulhos seja rebaixada à fase laranja do Plano SP

Nova reclassificação será anunciada nesta sexta-feira, 22, pelo governador João Doria

O Estado confirmou que fará, nesta sexta-feira, 22/1, uma nova reclassificação do Plano São Paulo. A terceira avaliação em 15 dias pode colocar Guarulhos e toda Grande São Paulo na etapa laranja, mais restritiva do que a atual. 

O atual momento da pandemia pode causar um retrocesso da Região Metropolitana à mesma etapa que, atualmente, acumula dez áreas de todo o estado, enquanto os municípios próximos a Marília foram rebaixados para a fase vermelha, que só libera o comércio essencial. Guarulhos, por exemplo, tem 85% de leitos de UTI ocupados, número ainda maior do que os 70% da Grande São Paulo, índice máximo permitido para permanência na fase amarela.

Na última quarta-feira, 20/1, em coletiva de imprensa, Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do Estado, deixou claro que novas alterações serão realizadas e deu como exemplo a Grande São Paulo, mas oficialmente o Estado não confirma a mudança.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Guarulhos, a cidade acumula 39.160 casos de coronavírus, com 1.794 óbitos confirmados. A boa notícia é a taxa de cura de, que se aproxima de 94%.

As mudanças

Mais restritiva, a fase laranja diminui o horário de funcionamento de shoppings, bares, comércio de rua e restaurantes, que só poderão funcionar oito horas diárias, ao invés de 12. O fechamento deverá acontecer às 20h e não mais às 22h.