São 27 anos sem Cazuza, sem o talento do artista que surpreendeu plateias e morreu precocemente no manhã do dia 7 de julho de 1990. Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, primeiro como vocalista do Barão Vermelho e depois na carreira solo, marcou o cenário musical brasileiro. Na próxima sexta-feira, a partir das 21h, ele recebe as homenagens da banda Ideologia e Cazuza Cover, no show que acontece na Cia 66, em Moema.
Cazuza foi um fenômeno que se explica pela ênfase nas letras em detrimento dos arranjos. De língua presa e estilo berrado, entrou para a história menos pela maneira de cantar e mais pela beleza de suas composições. Era um poeta que botava o dedo na ferida, explícito e inteligente, cujas músicas nunca pareceram tão atuais como nesses tempos de extremo conservadorismo e ódio escancarado na vida pública e política do país. 27 anos depois da morte, os versos de Cazuza retratam os dia de hoje. Como “Vamos pedir piedade pra essa gente careta e covarde” (em “Blues da Piedade”) ou “Transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro” (em “O tempo não pára”).
27 anos sem Cazuza marca também os 10 anos da carreira de Fábio Sanchez de Oliveira, apelidado pelos fãs como “Fábio Cazuza”. Fábio começou a interpretar o Cazuza em 2009, a pedido de uma casa de shows de São Paulo, que viu nele potencial para o cover e o escolheu devido ao seu carisma, qualidade e profissionalismo.
Em 2011, Fábio começou a se dedicar exclusivamente ao projeto “Cazuza Cover” e, desde então, estuda o artista incessantemente: diariamente assiste a vídeos, entrevistas, lê matérias, livros e investe pesado em figurinos. Ele se preocupa, acima de tudo, com a imagem do Cazuza, tanto no palco quanto fora dele. “Por culpa da mídia, a imagem que as pessoas têm do Cazuza é de uma pessoa rebelde, transgressora. Cazuza e sua obra foram muito maiores do que isso e é essa mensagem que gosto de passar para o público”, diz Fábio.
Serviço:
27 anos sem Cazuza
Banda Ideologia – Cazuza Cover
Sexta (07/07) – 21h
Cia 66 – Rua Canário, 1346 – Moema (SP) – (11) 3571-3985