Até domingo, 17, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, sedia a 14° edição do Festival do Japão, um dos maiores festivais de cultura japonesa do Brasil. O evento, que teve início na sexta-feira, apresenta shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças, com expectativa de um público de 190 mil pessoas.
O Festival do Japão é realizado pelo Kenren desde 1998, com o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas e também auxiliar entidades e projetos assistenciais.
Este ano, o tema do evento é "Alimentação e Longevidade", com destaque para o aumento do número de estandes na praça de alimentação, em especial com alimentos considerados tradicionais e saudáveis.
Também será realizada uma exposição especial sobre a campanha de reconstrução do Japão (Japão, Restaure a sua Beleza Natural), com painéis mostrando como o país está se recuperando da tragédia ocorrida no mês de março, mostrando toda a solidariedade mundial em apoio ao Japão. Outro destaque dessa edição é a Área das Crianças, que traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), contação de lendas japonesas, recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.
O Festival contará com uma área dedicada à cultura japonesa, e outra inteiramente voltada para a Terceira Idade. No Palco Principal, além dos shows dos principais artistas da comunidade, grupos de taiko e danças folclóricas, o evento sedia pela segunda vez a final nacional do World Cosplay Summit (WCS), o Campeonato Mundial de Cosplay, e o Concurso Miss Nikkey. As lolitas e a moda japonesa também terão atividades inéditas neste Festival.