Cinema

Simpático Bravo

Teste do novo modelo médio da Fiat mostra marcas da marca italiana por todos os lados

Quem olha o Bravo de frente, em um primeiro momento achará que se trata do Punto. Para os leigos, é difícil perceber as diferenças – apesar de existirem – para o outro hathback. Mas basta uma observação mais detalhada para entender que o novo médio da Fiat é mais que um Puntão.

Maior, ele segue o mesmo design e oferece tecnologia de última geração, com equipamentos que o tornam realmente completo. Há espaço interno interessante e espírito esportivo, com sua mecânica apurada e de alto desempenho.

O Jornal do Farol Autos avaliou a versão Essence, equipada com o eficiente motor 1.8 16V E.torQ, durante dez dias. O modelo custa a partir de R$ 56.840,00.

Como já havia sido percebido em outros modelos da marca, o motor E.torQ 1.8 16V concilia alto desempenho e economia, com ótimo torque em baixas rotações. Com gasolina, a potência é de 130 cv a 5.250 rpm. Já com etanol, condição em que foi avaliado, gera 132 cv, o que denota força e ótima dirigibilidade na cidade.

O Bravo é bastante ágil no trânsito urbano, bastante rápido nas trocas de pistas e arrancadas. Em alguns momentos, sobra motor. Ou seja, é esperto o suficiente para garantir ares de esportividade. Com álcool no tanque, o consumo de combustível – revelado no computador de bordo – não passou dos 6 km/l na cidade, mas chegando próximo aos 10 km/l na estrada.

Design italiano à mostra

As linhas do Fiat Bravo, assim como já apareciam no Punto, transpiram o design italiano, com marcante personalidade própria e com a cara dos modelos da marca. Impossível negar seu caráter agressivo, chamativo, elegante e moderno.

A dianteira, parecida com a do Punto, se baseia nos veículos de Gran Turismo, com capô afilado, grade estreita, tomada de ar inferior, faróis polielípticos em gota e pára-brisa inclinado.

As formas são aerodinâmicas e inclinadas. A linha de cintura alta representa a continuidade estilística entre os faróis e a traseira. O teto curvo termina abruptamente, mas sua linha renasce no vidro posterior.

Olhando o Fiat Bravo por trás, a linha lateral curva do vidro cria um balanço com o contorno das lanternas, totalmente curvas exceto pela face externa, que se insere na traseira diagonalmente. Os planos do posterior do carro são limpos e curvos, com o pára-choque embutido.

Por dentro, carro se impõe

O Fiat Bravo demonstra ser um carro superior, para sua gama, por dentro. O elevado número de equipamentos de série que estão incorporados no modelo Essence garante a motorista e passageiros um nível de conforto elogiável. Materiais, texturas, formas, estampas e qualidade de acabamento criam um ambiente requintado e ao mesmo tempo prático.

Conforma divulga a Fiat, há uma série de detalhes que fazem a diferença: os bancos possuem uma espuma adequada para absorver vibrações,qlém de suportes lombares que combatem a fadiga. A estrutura dos encostos foi dimensionada a fim de assegurar a máxima segurança aos ocupantes.

O banco do motorista tem regulagem longitudinal que possibilita 22 ajustes. A guia tem inclinação de 3 graus e, ao levar o banco para a frente, ele também levanta levemente. A regulagem de inclinação do encosto, por sua vez, é contínua. Em conjunto com a regulagem de altura e distância do volante, os ajustes do banco permitem aos motoristas de qualquer estatura encontrar a posição de dirigir ideal.

Para o motorista, vale a comodidade, o fácil acesso aos instrumentos e mostradores, uma posição de dirigir perfeita, visibilidade total. O console, por exemplo, é driver-oriented, ou seja, voltado para o motorista, de tal forma que ele não precisa desviar os olhos do trânsito para encontrar o que quer. Tudo isso se reflete numa condução agradável, em que o motorista se sente "abraçado" pelo carro.

Na traseira, o banco do Fiat Bravo conta com três cintos de segurança de três pontos, com enrolador, e três encostos para cabeça reguláveis. Assento e encosto são rebatíveis em 40/60, permitindo várias combinações para ampliar o espaço para carga até 1.175 litros (sem rebatimento, o porta-malas é de 400 litros). Nesse quesito, ele demonstra ser bem maior que o irmão Punto, que – mais compacto – deixa a desejar em espaço para bagagens.

Essence – Equipamentos de série

Isofix- gancho universal para fixação de cadeira infantil;
Airbag duplo;
Ar-condicionado manual;
Direção elétrica com função "City";
Roda em liga leve 16";
Faróis de neblina com sistema cornering;
Freios a disco nas quatro rodas;
Piloto automático;
Rádio CD com MP3,
Espelhos retrovisores externos elétricos,
Safe Lock,
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema one touch e antiesmagamento
Volante com regulagem de altura e profundidade

Destaques da linha

  • Sensor de estacionamento dianteiro. um bipe adverte o motorista quanto à distância entre o veículo e o obstáculo mais próximo;
  • Retrovisores externos rebatíveis. Ao apertar um botão na porta do motorista para a direita, os retrovisores externos se rebatem, extremamente útil em manobras apertadas;
  • Ar condicionado automático Dual Temp®. Essa tecnologia possui sensor de irradiação solar que possibilita adotar temperaturas diferentes entre o motorista e o passageiro;
  • Direção elétrica Dual Drive®. O motorista pode rodar em modo "Normal" – para situações de trânsito fluido, – ou no modo "City";
  • Cornering. Ao entrar em uma curva bem fechada ou ao fazer uma manobra, com as luzes baixas acesas, o farol de neblina do lado correspondente à curva será automaticamente acionado;
  • Hill Holder. Este recurso ajuda o motorista a efetuar saídas sem trancos em aclives ou declives. Em subidas, funciona com o carro parado e o motor ligado, pedal de freio pressionado e 1ª marcha engatada. Em descidas, com a marcha-à-ré engatada;
  • Sensor de pressão dos pneus. Os pneus são constantemente monitorados, e qualquer alteração é transmitida ao motorista por um sinal sonoro e também por intermédio de uma luz-espia dedicada;

Ficha técnica

  • Motor 1.8 16V E.torQ;
  • Potencia máxima 130 cv / 5.250 rpm (gasolina) 132 cv / 5.250 rpm (etanol);
  • Torque máximo 18,4 Kgfm / 4.500 rpm (gasolina) 18,9 Kgfm /4.500 rpm (etanol);
  • Câmbio Manual, 5 marchas à frente e uma à ré 5;
  • Sistema de Freios Serviço Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional);
  • Direção Tipo Elétrica com pinhão e cremalheira Dimensões externas;
  • Comprimento 4.336 mm;
  • Largura 1.792 mm;
  • Altura do veículo (vazio) 1.508 mm;
  • Distância entre-eixos 2.602 mm;
  • Volume do porta-malas 400 litros;
  • Tanque de combustível 58 litros;
  • Rodas 7,0JX16";
  • Pneus 205/45 16R Desempenho;
  • Velocidade máxima 191 km/h (gasolina) /193 km/h (etanol 0 a 100Km/h 10,3 s (gasolina) /;
  • 9,9 s (etanol) Consumo;
  • Ciclo estrada 16,1 km/l (gasolina) / 11,2 km/l (etanol);
  • Ciclo urbano 11,3 km/l (gasolina) /;
  • 7,9 km/l (etanol);

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