O restaurante Casa Portuguesa, localizado no bairro do Picanço, tem orgulho de carregar o título de “Rei do Bacalhau” de Guarulhos. E isto não é a toa: dos 20 pratos servidos no cardápio, 12 tem como base a especiaria portuguesa. Diamantino Gambôa, de 63 anos, o proprietário que faz questão de receber muito bem cada cliente com um misto de cordialidade e presteza, conta que seu restaurante é uma “Tasca”, que em Portugal é um pequeno lugar, sem muito luxo, mas com uma comida “prá lá” de honesta.
“Aqui não é um padrão fast food. Meus garçons passam para a cozinha exatamente o que o cliente quer”, conta. Seguindo os padrões dos restaurantes típicos de Portugal, Diamantino – que também é o chef da cozinha – procura atender os clientes pessoalmente em suas mesas. Com isso ele consegue entender o que deseja e fica sabendo o que ela achou do prato servido. “No meu restaurante os clientes são atendidos como amigos”.
Restaurante é a vida de Diamantino
A história do restaurante se confunde como a vida de Diamantino, que chegou ao Brasil com apenas 10 anos. O pai era analfabeto e a mãe bordadeira. Desde muito jovem, ele passou a ajudar o pai no trabalho como “tripeiro” – pessoa que usa as tripas de animais como matéria prima na culinária. Com o tempo foi trabalhando em alguns restaurantes e padarias, até que surgiu a oportunidade de estudar. Na época, fez um curso que se chamava Escola de Cozinha.
Aos 50 anos, depois de ter muitos restaurantes e uma vida agitada, Diamantino resolveu que precisava parar um pouco e abrir uma casa em alguma cidade tranquila. Em 2002, inaugurou a Casa Portuguesa em Guarulhos. “Fiz muitos amigos depois que cheguei aqui. É por isso que nunca mais saí daqui”, enfatiza.
“A minha comida é “elitizada”. Apesar de estar em uma área afastada do Centro, o meu restaurante é frequentado por pessoas que acreditam e gostam de um bacalhau com perfeição”. O português conta que seus cliente são a nata da sociedade guarulhense e que não dispensa um bom atendimento e um prato bem servido.
A casa acomoda 60 pessoas e pode ser reservada para festas, confraternizações e datas especiais. O ambiente é climatizado e aceita todos os cartões de crédito e débito.
Bacalhau para 1 pessoa – R$ 95
Bacalhau para 2 ou 3 pessoas – R$198
Para a sobremesa a casa oferece aos fins de semana pasteis de belém, travesseiro de sintra, papo de anjo e muitos outros.
Rua Marcelino Petito, 31 – Travessa da rua Cachoeira, no Picanço.