Estudantes da EPG Gilmar Lopes, no Jardim Bananal, puderam contemplar a imensidão do céu, dos astros e do universo por meio de reproduções digitais em um planetário nesta quinta e sexta-feira (dias 23 e 24). O projeto Móbile promoveu apresentações dentro de uma cúpula móvel instalada na quadra da escola, levando conhecimento sobre astronomia para todas as turmas com a simulação de uma viagem fascinante pelo espaço.
A mágica do planetário permitiu que os alunos fizessem observações para a melhor compreensão dos planetas do Sistema Solar, dentre os quais Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, com seus intrigantes anéis. Outros planetas ainda fizeram parte do roteiro, além da Lua, do Sol e das incontáveis constelações estelares.
“A ideia de trazer o planetário para a escola objetiva possibilitar aos alunos uma experiência única de imersão em uma viagem pelo universo, aprendendo astronomia para compreender, de forma lúdica, os saberes trabalhados em sala de aula pelos professores”, explica o coordenador pedagógico da EPG Gilmar Lopes, Elias da Conceição Gomes Junior.
Universo maravilhoso
Com o olhar atento e admirado as crianças observaram o brilho das estrelas e todas as cores dos planetas, representadas de forma artificial em maior nível de detalhamento pela tecnologia. “Eu gostei muito dos momentos em que as estrelas ficaram girando, saber as características de Urano, Saturno, Júpiter, e principalmente de ver como a Lua é linda. Foi muito bom aprender sobre o universo”, relatou Laís Souza da Silva, de dez anos, aluna do 4° ano.
Todos os professores vivenciaram momentos de aprendizado com suas turmas, além de muitas descobertas ligadas ao espaço. “O espaço, os astros e o Sistema Solar de um modo geral despertam a curiosidade e muitas aprendizagens são proporcionadas a partir da investigação dos fenômenos do universo, experiências que são compartilhadas em hora-atividade com os docentes da equipe”, destacou o coordenador Gomes.
A sessão, repleta de imagens, sons e explicações didáticas para o público infantil, enfatizou ainda a importância da água para a vida na Terra, o único planeta habitável conhecido pelo Homem, e o dever de todos de preservar o meio ambiente e valorizar as riquezas naturais.
Ao final da apresentação o videoclipe da música What A Wonderful World, do cantor norte-americano Louis Armstrong, mostrou a beleza dos inúmeros recursos naturais do planeta.
Projeto Móbile
Há 23 anos o projeto Móbile se dedica exclusivamente a ensinar astronomia e valores humanos, levando o planetário a escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Por trás do espetáculo existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com apresentações permeadas de temas contidos nas propostas curriculares, principalmente na área de ciências e educação ambiental, que podem ser explorados em discussões posteriores em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em provocações criativas que agregam no processo de ensino e aprendizagem.