O Sindicato dos Condutores de Guarulhos (Sincoverg-CUT) realizou na manhã de ontem uma manifestação pedindo o fim da dupla função de motoristas dos ônibus de linhas intermunicipais, quando os mesmos além de dirigir, ainda precisam fazer o papel de cobrador. A atividade marcou uma caminhada que saiu do sindicato e terminou na Câmara Municipal. "Fizemos a caminhada porque o governo do Estado não abre nenhuma linha de diálogo conosco. A EMTU também não dialoga com a gente. Não é possível continuar com a dupla função nas linhas intermunicipais", disse o Secretário Geral da CNTT-CUT, do Sincoverg e presidente em exercício do Sindicato, Wagner Menezes, o Marron.
Além da dupla função o sindicato quer também o fim às multas abusivas e cobrar mais segurança para os condutores, cobradores e para os usuários do transporte coletivo dentro dos ônibus. "Em 2010 conseguimos o fim da dupla função em Guarulhos. Isso gerou mais de mil empregos na cidade e agora queremos o fim disso nos ônibus intermunicipais", comentou Marrom.
"Cerca de 40% da nossa frota é realizada pelo transporte intermunicipal, que encontra-se atualmente sucateada há mais de 16 anos pelo governo do Estado de São Paulo. Queremos que o governo estadual invista no transporte intermunicipal, acabe com a dupla função e amplie as linhas de tráfego, valorizando o papel do motorista e do cobrador, que são essenciais para a população", concluiu o presidente em exercício.