As Centrais Força Sindical, UGT, Nova Central, CTB e CGTB, com apoio de entidades do movimento social, realizaram ontem na Capital a maior manifestação sindical unitária de que se tem notícia. A demonstração de força acontece às vésperas das campanhas salariais de categorias grandes e na volta ao trabalho do Congresso Nacional.
Do pátio do estádio do Pacaembu até a Assembleia Legislativa, o que se viu foi um mar de gente. E gente organizada, em grupamentos, categorias, localidades de origem, com faixas, camisetas, bonés e palavras de ordem da Agenda Unitária da Classe Trabalhadora, com destaque para a reivindicação de jornada de 40 horas semanais.
Segundo estimativas dos organizadores a manifestação teria reunido cerca de 80 mil pessoas dada a extensão da fileira de manifestantes, enchendo uma pista da avenida Paulista. Uma das marcas da histórica manifestação desta quarta foi a presença das categorias profissionais identificadas: metalúrgicos, inclusive de Guarulhos, alimentação, construção civil, comerciários, químicos, condutores, entre outros.