O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região lançou hoje o Guia de Conquistas de 2014, livreto que divulga os principais ganhos, avanços e ações sindicais do período. O evento, com a presença de várias entidades sindicais e representantes do Poder Legislativo, teve cobertura de todos os veículos da mídia local. A publicação, na sétima versão, tem 68 páginas e formato de bolso.
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, falou das conquistas documentadas no Guia: “O ano de 2014 não foi fácil. Houve desaceleração da economia, Copa do Mundo e forte disputa eleitoral e política. Mas os metalúrgicos foram à luta e nosso saldo de conquistas é real”.
Pereira defendeu a adoção de uma política industrial, ampla e articulada. “A indústria é a alavanca do desenvolvimento. Precisamos de uma base industrial forte e que valorize o setor produtivo nacional. Todos os governos, municipal, estadual e federal podem ajudar nisso”.
Presente à coletiva, Rodolfo Viana, economista da subseção do Dieese no Sindicato, avaliou: “Apesar da desaceleração da economia no ano passado, o Brasil gerou mais de 300 mil empregos, a massa salarial teve aumento real, o salário mínimo cresceu e as categorias conseguiram ganho efetivo”.
Sindicalistas – A coletiva de imprensa foi acompanhada por cerca de 20 dirigentes sindicais de Guarulhos e região, de diversas categorias profissionais. Com tiragem de 5 mil exemplares, o Guia de Conquistas será distribuído a entidades, autoridades e sócios do Sindicato.
Imprensa – Para Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato, a coletiva é uma forma de reconhecimento à atuação da imprensa. “A mídia faz a mediação entre as instituições e a sociedade. O Sindicato valoriza a imprensa e respeita a autonomia editorial de cada publicação”.