Conforme o GuarulhosWeb divulgou, nesta segunda-feira, 1º/06, a empresa Viação Atual, deixou de operar seis linhas metropolitanas na cidade de Guarulhos, alegando problemas financeiros. No fim da tarde, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros (SINCOVERG) foi notificado pela empresa, que afirmou ter protocolado o fim das operações no dia 12 de maio, com prazo de encerramento das atividades no dia 31 daquele mês.
No documento encaminhado para o Sincoverg, a empresa afirmou que: “Tal decisão foi motivada em virtude da constante queda na demanda de passageiros transportados ao longo dos últimos anos, aumentos elevados no custo de insumos e mão-de-obra, gerando desequilíbrio-econômico financeiro, inviabilizando a continuidade das operações”.
Ainda no documento, a Viação Atual esclarece que orientou os funcionários sobre o fim das operações e deve encaminhar para o sindicato uma proposta sobre o pagamento das verbas rescisórias.
O sindicato afirma que convocou a empresa para maiores explicações e após a reunião deve tomar todas as medidas cabíveis.
Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), o desligamento da empresa não prejudicou os passageiros, uma vez que o consórcio Internorte, responsável por Guarulhos e região, pode operar as linhas sob sua responsabilidade com qualquer uma das empresas que o compõe.
Confira quais são as linhas que passaram a ser operadas pela Vila Galvão e pela Transdutra:
580 – Guarulhos (Cidade Soberana)/ São Paulo (Metro Armênia) – As duas empresas juntas
095 – Guarulhos (Terminal Taboão) – São Paulo (Metrô Brás) – Apenas Vila Galvão
137 – Guarulhos (Jardim Fortaleza) – São Paulo (Metrô Armênia) – Apenas Vila Galvão
253 – Guarulhos (Jardim Paraíso) – São Paulo (Metrô Penha) – Apenas Vila Galvão
408 – Guarulhos (Cidade Soberana)/ São Paulo (Metrô Armênia) – Apenas Vila Galvão
591 – Guarulhos (Jardim Paraíso) – São Paulo (Metrô Penha) – Apenas Vila Galvão